dc.contributor.advisor | Soares, Ellen dos Santos | |
dc.creator | Araújo, Regina de Fátima Fortes | |
dc.date.accessioned | 2019-02-19T12:24:32Z | |
dc.date.available | 2019-02-19T12:24:32Z | |
dc.date.issued | 2015-02-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15678 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The development of this project part of trying to know and understand the influence of affection while practicing motor activities especially in kindergarten, it is known that the act of teaching is only given with affection, with respect to the history of each student, with complicity between wanting to teach and want to learn. This study is characterized as a literature that aims to conduct a survey of the existing literature on the role of affection in the teacher-student relationship and its contribution in the teaching-learning process in kindergarten. According to read after it is seen that a means emotional partner, affective, cognitive and motor for the development of children in early childhood education is required. From the reading of the studies presented, one can see that both in literature searches as in the investigations made by the authors concluded that the role of affection is important in the teaching-learning process, interfering directly in the teacher-student relationship during practice motor activities, where the teacher is the primary author to occur the positive development of emotions, interfering when negative emotions appear. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Afetividade | por |
dc.subject | Atividade motora | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Professor/aluno | por |
dc.subject | Affection | eng |
dc.subject | Motor activity | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Teacher/student | eng |
dc.title | O papel da afetividade no processo ensino-aprendizagem na educação infantil e a prática de atividades motoras: revisão bibliográfica | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmeira das Missões, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | A elaboração desse projeto parte da tentativa de conhecer e entender a influência da afetividade durante a prática de atividades motoras especialmente na Educação Infantil, pois se sabe que o ato de educar só se dá com afeto, com respeito à história de cada educando, com cumplicidade entre querer ensinar e querer aprender. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica que visa realizar um levantamento da literatura existente acerca do papel da afetividade na relação professor-aluno e sua contribuição no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil. De acordo com as leituras realizadas percebe-se que é necessário um meio sócio emocional, afetivo, motor e cognitivo para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. A partir da leitura dos estudos apresentados, percebe-se que tanto nas pesquisas bibliográficas quanto nas investigações feitas pelos autores, concluiu-se que o papel da afetividade é importante no processo ensino-aprendizagem, interferindo diretamente na relação professor-aluno durante a prática de atividades motoras, onde o professor é o autor principal para que ocorra o desenvolvimento positivo das emoções, interferindo quando as emoções negativas aparecem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |