A percepção dos professores de educação infantil em relação à contribuição da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem
Resumo
O presente trabalho acadêmico tem como temática a ludicidade na Educação Infantil, ressaltando a realidade pedagógica de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Serafina Corrêa, RS, na percepção dos professores que atuam na Educação Infantil. Utilizou-se uma pesquisa de campo de caráter exploratório, qualitativo, bem como uma pesquisa bibliográfica, tendo como instrumento de coleta de dados a elaboração de um questionário, com questões abertas, aplicado aos professores da Escola Municipal Infantil Pedacinho de Céu, de Serafina Corrêa, RS. Verificou-se a utilização de técnicas lúdicas no decorrer da atuação docente. Entretanto, cabe mencionar que os professores apresentaram contradições entre o pensamento (teoria) e as ações vivenciadas no decorrer de sua prática pedagógica, deixando os jogos e as brincadeiras (lúdico) de fora do processo de ensino-aprendizagem, usando-os apenas em alguns momentos e de maneira limitada. A ludicidade é sugerida em muitas propostas pedagógicas da Educação Infantil, como um instrumento para o ensino de conteúdos. Mas, quando os jogos e as brincadeiras são compreendidos apenas como recursos pedagógicos, assumem um caráter instrumental, porque perdem o sentido da brincadeira e servem somente para a sistematização de conhecimentos, isto é, são usados para atingir resultados preestabelecidos. É importante ressaltar, que os educadores precisam estar atentos para o fato de que as crianças, facilmente dão preferência ao lúdico essencial. A criança brincando, terá oportunidades de desenvolver capacidades indispensáveis, como afetividade, concentração e até mesmo habilidades psicomotoras, onde serão explorados diferentes aspectos especiais, sendo eles nos jogos, nas atividades lúdicas e nas brincadeiras.
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