dc.contributor.advisor | Costa, Marcia Rejane Julio | |
dc.creator | Bisol, Marli | |
dc.date.accessioned | 2019-02-19T14:18:06Z | |
dc.date.available | 2019-02-19T14:18:06Z | |
dc.date.issued | 2015-02-21 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15684 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This academic work is subject playfulness in kindergarten, highlighting the educational reality of a school municipal schools in the city of Serafina Corrêa, RS, in the perception of teachers working in kindergarten. We used an exploratory field research, qualitative as well as a literature search, with the data collection instrument to draw up a questionnaire with open questions, that the professors of the School Children's Little Piece of Heaven, Serafina Corrêa , RS. It was the use of play techniques during the teaching practice. However, it is worth mentioning that teachers showed contradictions between thought (theory) and actions experienced in the course of their practice, leaving the games and play (recreational) from outside the teaching-learning process, using them in just a few times and in a limited way. The playfulness is suggested in many educational proposals of early childhood education as a tool for teaching content. But when the games and the games are understood only as teaching resources, play an instrumental character, because they lose the sense of play and serve only for the systematization of knowledge, that is, are used to achieve predetermined results. Importantly, that educators need to be aware of the fact that children easily give preference to essential playful. A child playing, will have opportunities to develop essential skills such as affection, concentration and even psychomotor skills, which will be explored different special aspects, namely in games, in recreational activities and in the games. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Prática docente | por |
dc.subject | Lúdico | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Teaching practice | eng |
dc.subject | Playful | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.title | A percepção dos professores de educação infantil em relação à contribuição da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem | por |
dc.title.alternative | Perceptions of teachers of early childhood education in relation to playfulness contribution in the process of teaching-learning | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Serafina Corrêa, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho acadêmico tem como temática a ludicidade na Educação Infantil, ressaltando a realidade pedagógica de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Serafina Corrêa, RS, na percepção dos professores que atuam na Educação Infantil. Utilizou-se uma pesquisa de campo de caráter exploratório, qualitativo, bem como uma pesquisa bibliográfica, tendo como instrumento de coleta de dados a elaboração de um questionário, com questões abertas, aplicado aos professores da Escola Municipal Infantil Pedacinho de Céu, de Serafina Corrêa, RS. Verificou-se a utilização de técnicas lúdicas no decorrer da atuação docente. Entretanto, cabe mencionar que os professores apresentaram contradições entre o pensamento (teoria) e as ações vivenciadas no decorrer de sua prática pedagógica, deixando os jogos e as brincadeiras (lúdico) de fora do processo de ensino-aprendizagem, usando-os apenas em alguns momentos e de maneira limitada. A ludicidade é sugerida em muitas propostas pedagógicas da Educação Infantil, como um instrumento para o ensino de conteúdos. Mas, quando os jogos e as brincadeiras são compreendidos apenas como recursos pedagógicos, assumem um caráter instrumental, porque perdem o sentido da brincadeira e servem somente para a sistematização de conhecimentos, isto é, são usados para atingir resultados preestabelecidos. É importante ressaltar, que os educadores precisam estar atentos para o fato de que as crianças, facilmente dão preferência ao lúdico essencial. A criança brincando, terá oportunidades de desenvolver capacidades indispensáveis, como afetividade, concentração e até mesmo habilidades psicomotoras, onde serão explorados diferentes aspectos especiais, sendo eles nos jogos, nas atividades lúdicas e nas brincadeiras. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |