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dc.contributor.advisorCosta, Marcia Rejane Julio
dc.creatorBisol, Marli
dc.date.accessioned2019-02-19T14:18:06Z
dc.date.available2019-02-19T14:18:06Z
dc.date.issued2015-02-21
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15684
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis academic work is subject playfulness in kindergarten, highlighting the educational reality of a school municipal schools in the city of Serafina Corrêa, RS, in the perception of teachers working in kindergarten. We used an exploratory field research, qualitative as well as a literature search, with the data collection instrument to draw up a questionnaire with open questions, that the professors of the School Children's Little Piece of Heaven, Serafina Corrêa , RS. It was the use of play techniques during the teaching practice. However, it is worth mentioning that teachers showed contradictions between thought (theory) and actions experienced in the course of their practice, leaving the games and play (recreational) from outside the teaching-learning process, using them in just a few times and in a limited way. The playfulness is suggested in many educational proposals of early childhood education as a tool for teaching content. But when the games and the games are understood only as teaching resources, play an instrumental character, because they lose the sense of play and serve only for the systematization of knowledge, that is, are used to achieve predetermined results. Importantly, that educators need to be aware of the fact that children easily give preference to essential playful. A child playing, will have opportunities to develop essential skills such as affection, concentration and even psychomotor skills, which will be explored different special aspects, namely in games, in recreational activities and in the games.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subjectPlayfuleng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.titleA percepção dos professores de educação infantil em relação à contribuição da ludicidade no processo de ensino-aprendizagempor
dc.title.alternativePerceptions of teachers of early childhood education in relation to playfulness contribution in the process of teaching-learningeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Serafina Corrêa, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho acadêmico tem como temática a ludicidade na Educação Infantil, ressaltando a realidade pedagógica de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Serafina Corrêa, RS, na percepção dos professores que atuam na Educação Infantil. Utilizou-se uma pesquisa de campo de caráter exploratório, qualitativo, bem como uma pesquisa bibliográfica, tendo como instrumento de coleta de dados a elaboração de um questionário, com questões abertas, aplicado aos professores da Escola Municipal Infantil Pedacinho de Céu, de Serafina Corrêa, RS. Verificou-se a utilização de técnicas lúdicas no decorrer da atuação docente. Entretanto, cabe mencionar que os professores apresentaram contradições entre o pensamento (teoria) e as ações vivenciadas no decorrer de sua prática pedagógica, deixando os jogos e as brincadeiras (lúdico) de fora do processo de ensino-aprendizagem, usando-os apenas em alguns momentos e de maneira limitada. A ludicidade é sugerida em muitas propostas pedagógicas da Educação Infantil, como um instrumento para o ensino de conteúdos. Mas, quando os jogos e as brincadeiras são compreendidos apenas como recursos pedagógicos, assumem um caráter instrumental, porque perdem o sentido da brincadeira e servem somente para a sistematização de conhecimentos, isto é, são usados para atingir resultados preestabelecidos. É importante ressaltar, que os educadores precisam estar atentos para o fato de que as crianças, facilmente dão preferência ao lúdico essencial. A criança brincando, terá oportunidades de desenvolver capacidades indispensáveis, como afetividade, concentração e até mesmo habilidades psicomotoras, onde serão explorados diferentes aspectos especiais, sendo eles nos jogos, nas atividades lúdicas e nas brincadeiras.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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