A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantil
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Data
2005-03Autor
Donatto, Miriam Edite Canfield
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Mostrar registro completoResumo
Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica que tem como tema
norteador a humanização da infância através da literatura infantil, onde obras
nos campos da História, Literatura, Psicologia e Psicopedagogia foram
estudadas. Faz um paralelo entre a infância da humanidade e a do homem
em relação a sua humanização e que contribuições a literatura pode dar
nesse processo.Define o que é cultura, arte e literatura e qual o papel que
elas possuem na evolução da humanidade e do homem. Aborda aspectos
que mostram o quanto a literatura infantil foi e continuará a ser essencial
para o desenvolvimento integral do ser humano, ainda na infância. Literatura,
essa, que usa o recurso do maravilhoso como forma de possibilitar à criança
a descoberta e a compreensão do mundo que a cerca, o que pode ser
decisivo na sua formação integral. Literatura que, de forma maniqueísta,
mostra que o bem e o mal, o certo e o errado traçam um paralelo entre o
mundo real e o fictício, abordando questões acerca da injustiça, das relações
de poder, da exclusão, entre outros, numa tentativa de resgatar a disposição
para a prática do bem através do amadurecimento emocional. Este trabalho
também expõe a contribuição que os clássicos da Literatura Infantil
proporcionam à criança, na busca pela sua própria humanização, que é valor
imprescindível para a aceitação e respeito à diferença. Desejos e medos são
fundamentais para a preservação e evolução dos homens, e a literatura
clássica aborda esses temas de frente, mas de maneira implícita,encorajando a criança a tentar resolver situações reais sem perder aquilo
que é indispensável a todo ser humano e que ninguém pode ter o direito de
tomá-la, principalmente da infância: a esperança de que no final tudo dará
certo.
Coleções
- Educação [46]