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dc.contributor.advisorMunhóz, Maria Alcione
dc.creatorDonatto, Miriam Edite Canfield
dc.date.accessioned2016-05-02T15:34:52Z
dc.date.available2016-05-02T15:34:52Z
dc.date.issued2005-03
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1569
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis work is a bibliographical research that has as indicative theme the humanization of the childhood through the infantile literature, where works in the fields of the History, Literature, Psychology and Psychopedagogy were studied. He/she makes a parallel one between the humanity's childhood and the one of the man in relation to its humanization and that contributions the literature can give in that process. It defines what is culture, art and literature and which the paper that they possess in the humanity's evolution and of the man. It approaches aspects that show the as the infantile literature went and it will continue to be essential for the human being integral development, still in the childhood. Literature, that, that uses the resource of the wonderful as form of facilitating the child the discovery and the understanding of the world that the fence, what can be decisive in its integral formation. Literature that, of strategic form, it shows that the good and the badly, the right and the wrong trace a parallel one between the real world and the fictitious, approaching subjects concerning the injustice, of the relationships of power, of the exclusion, among other, in an attempt of rescuing the disposition for the practice of the good through the emotional growth. This work also exposes the contribution that the classic of the Infantile Literature provide to the child, in the search for its own humanization, that is indispensable value for the acceptance and respect to the difference. Desires and fears are fundamental for the preservation and the men's evolution, and the classic literature approaches those front themes, but implicit way, giving courage to the child to try to solve real situations without losing that that is indispensable to whole human being and that nobody can be entitled the of taking it, mainly of the childhood: the hope that in the end everything will give right.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPsicopedagogiapor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectHumanizaçãopor
dc.titleA humanização da infância: uma contribuição da literatura infantilpor
dc.title.alternativeThe humanization of the childhood: a contribution of the infantile literatureeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho é uma pesquisa bibliográfica que tem como tema norteador a humanização da infância através da literatura infantil, onde obras nos campos da História, Literatura, Psicologia e Psicopedagogia foram estudadas. Faz um paralelo entre a infância da humanidade e a do homem em relação a sua humanização e que contribuições a literatura pode dar nesse processo.Define o que é cultura, arte e literatura e qual o papel que elas possuem na evolução da humanidade e do homem. Aborda aspectos que mostram o quanto a literatura infantil foi e continuará a ser essencial para o desenvolvimento integral do ser humano, ainda na infância. Literatura, essa, que usa o recurso do maravilhoso como forma de possibilitar à criança a descoberta e a compreensão do mundo que a cerca, o que pode ser decisivo na sua formação integral. Literatura que, de forma maniqueísta, mostra que o bem e o mal, o certo e o errado traçam um paralelo entre o mundo real e o fictício, abordando questões acerca da injustiça, das relações de poder, da exclusão, entre outros, numa tentativa de resgatar a disposição para a prática do bem através do amadurecimento emocional. Este trabalho também expõe a contribuição que os clássicos da Literatura Infantil proporcionam à criança, na busca pela sua própria humanização, que é valor imprescindível para a aceitação e respeito à diferença. Desejos e medos são fundamentais para a preservação e evolução dos homens, e a literatura clássica aborda esses temas de frente, mas de maneira implícita,encorajando a criança a tentar resolver situações reais sem perder aquilo que é indispensável a todo ser humano e que ninguém pode ter o direito de tomá-la, principalmente da infância: a esperança de que no final tudo dará certo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação [28]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

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