Mostrar registro simples

dc.creatorManzoni, Daniela Minello
dc.date.accessioned2019-02-21T12:45:14Z
dc.date.available2019-02-21T12:45:14Z
dc.date.issued2018-07-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15703
dc.description.abstractStudy developed in the Line of Research in Education and Arts, LP4, of the Graduate Program in Education, at Federal University of Santa Maria, RS, in which an artistic teaching in dace, has been problematized through a creation process. As method, bricolage was used, anchored on the studies of Kincheloe and Berry (2007). As a research problem the following question has been elaborated: what can the territories of education and research in education learn ‘with’ a creation process in dace? As a theoretical framework, the approaches of Greiner (2005), Fernandes (2006, 2013) and Baldi (2017) have been used in relation to body and writing in dace; Salles (2009), Rocha (2016) and Ostrower (1977) were used on the process of creation; and Loponte (2015), to think the concept of artistic teaching in educative processes. The studied theory allowed an articulation among the concepts of body, process of creation, ad artistic teaching. In the writing of this dissertation, Dancegraphy figures as a poetic license to think of a writing with dance, notion conceived in this study as what is inscribed into the body that dances, and a body that dances and is performed by writing. As findings, compositions elaborated within a process of creation in Dancegraphy that overflew into teaching and a writing process performed by both are presented.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCorpopor
dc.subjectProcesso de criaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDocência artistapor
dc.subjectDançografiapor
dc.titleDançografia em processo de criação: uma docência artista em dançapor
dc.title.alternativeDançografia and process of creation: a teaching artist in danceeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEstudo desenvolvido na Linha de Pesquisa ‘Educação e Artes’, LP4, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, RS, no qual buscou-se problematizar uma docência artista em dança, a partir de um processo de criação. Como método, utilizou-se da bricolagem, ancorado nos estudos de Kincheloe e Berry (2007). Como problema de pesquisa enunciou-se à seguinte questão: o que o território da educação e da pesquisa em educação pode aprender 'com' um processo de criação em dança? Como base teórica utilizou-se os aportes de Greiner (2005), Fernandes (2006, 2013) e Baldi (2017) no que se refere ao corpo e escrita em dança; Salles (2009), Rocha (2016) e Ostrower (1977) sobre processos de criação; e, Loponte (2015), para pensar o conceito de docência artista nos espaços educativos. A teoria estudada permitiu uma articulação entre os conceitos de corpo, processo de criação e docência artista. Na escrita da tese, a Dançografia figura como uma licença poética para pensar uma escrita com a dança, noção concebida neste estudo como o que se inscreve no corpo que dança, e um corpo que dança é performado pela escrita. Como resultado, apresenta-se as composições elaboradas entre um processo de criação em Dançografia, que respingou na docência, e uma escrita que foi performada por ambas.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032por
dc.contributor.advisor-co1Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8653053694824805por
dc.contributor.referee1Zanella, Andrisa Kemel
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0179070058662351por
dc.contributor.referee2Valle, Flávia Pilla do
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5436932725167026por
dc.contributor.referee3Cardonetti, Vivien Kelling
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1649742737541059por
dc.contributor.referee4Baldi, Neila Cristina
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2745371733382115por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6744794341253568por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International