Memória, formação e prática docente
Abstract
Esse artigo busca mostrar a importância da memória, do repensar experiências marcantes do período de formação e da pratica docente, para o aprimoramento profissional do professor. Desenvolve a necessidade da formação do professor, considerando as adequações que ainda precisam ser realizadas. Será analisado o contexto da prática docente, formas de utilizar conhecimentos já adquiridos, em conjunto com as novas tecnologias, e mudanças sociais que vem acontecendo na sociedade. E como a construção de um memorial de formação e prática docente, pode auxiliar para criar novas perspectivas, ao vivenciar o passado com a visão do presente.
Collections
The following license files are associated with this item:
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
A Coluna Prestes: disputas em torno do passado e construção do patrimônio cultural sul-rio-grandense
Vitor, Amilcar Guidolim (2021-04-22)A tese, desenvolvida na linha de pesquisa de memória e patrimônio do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria, possui como tema as representações sociais, as disputas pela memória e os ... -
A Coluna Prestes em Santo Ângelo/RS: recorrendo-se ao passado para erigir um patrimônio
Vitor, Amilcar Guidolim (2012-03-20)A Coluna Prestes foi um movimento rebelde que entre os anos de 1924 e 1927 protestou contra os governos dos presidentes Artur Bernardes e Washington Luís, e teve em Santo Ângelo/RS momentos decisivos sob a liderança de ... -
Memorial Bárbara Maix: história, educação e patrimônio cultural
Obetine, Rita de Cássia Batista (2023-11-16)Ao definir memória como o conjunto amplo e complexo de todas as lembranças, vivências, experiências, formação pessoal, profissional e intelectual do indivíduo na sociedade em que está inserido, bem como no tempo e espaço ...