O trabalho docente articulado como concepção teórico-prática para a educação especial
Resumo
Este estudo defende que o Trabalho Docente Articulado como concepção teórico-prática para a
Educação Especial é essencial para o sucesso do ensino e da aprendizagem dos alunos com
deficiência, no espaço escolar comum. Este estudo é motivado por vivências acadêmicas e
profissionais, que mobilizaram a questão central desta pesquisa: Quais implicações o Trabalho
Docente Articulado traz para o desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual e para os
sujeitos envolvidos em uma atuação pedagógica pautada por tal concepção teórico-prática? O
Trabalho Docente Articulado como concepção teórico-prática para a Educação Especial se origina
nesta tese. Ele prima pela realização do AEE em SRM e em sala de aula, pelo mesmo professor de
Educação Especial. Assim, as formas de atendimento dessa área, nesses diferentes espaços na
escola, são articuladas entre si, para então, serem articuladas com o Ensino Comum, promovendo o
desenvolvimento dos alunos com deficiência. O Trabalho Docente Articulado é alicerçado na
elaboração e avaliação do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI) dos alunos com
deficiência, realizada conjuntamente pelos professores de Educação Especial e de Ensino Comum.
Vinculado a uma abordagem histórico-cultural (VYGOTSKI, 1995, FREITAS, 2010) e tendo a
pesquisa do tipo intervenção pedagógica (DAMIANI, 2012, 2013) como norte, o lócus de investigação
foi uma escola da cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. Participaram da pesquisa:
duas acadêmicas colaboradoras do curso de Educação Especial; Nove professores dos anos finais
do ensino fundamental, que atuavam com dois alunos com deficiência intelectual (DI); três
professoras da equipe diretiva e a professora de Educação Especial da escola. Para coleta de dados
utilizou-se de entrevistas, encontros formativos, registro das intervenções, um questionário avaliativo
dos alunos com DI. O estudo mostrou que para uma atuação balizada no Trabalho Docente
Articulado é necessário predisposição, comunicação com característica dialógica, comprometimento e
disciplina de todos os envolvidos, da área da Educação Especial, do Ensino Comum e da equipe
diretiva da escola. Verificou-se também que o Trabalho Docente Articulado como concepção teóricoprática
trouxe aprendizagens significativas a todos aqueles que adotaram essa concepção. A falta de
tempo para diálogo pedagógico, a falta de recursos humanos, de recursos materiais e recursos de
infraestrutura e a falta de disciplina dos alunos, foram aspectos destacados como obstáculos para o
Trabalho Docente Articulado. Os dados comprovaram que o Trabalho Docente Articulado como
concepção teórico-prática para a Educação Especial tem implicações positivas e evidentes para os
alunos com DI, visto que observou-se melhora em aspectos como compreensão e apropriação dos
conteúdos, atenção, dedicação e desempenho nas atividades, maior participação nestas e melhora
na interação com colegas. Portanto, sabe-se que não é simples ter o Trabalho Docente Articulado
como concepção teórico-prática de atuação na Educação Especial, mas a pesquisa mostrou haver
benefícios a todos os envolvidos: alunos, professores e equipe gestora da escola, reiterando-se com
isso a defesa desta tese.
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