Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLehnhard, Aline Rosso
dc.creatorOliveira, Elodino Ferreira de
dc.date.accessioned2019-03-11T15:31:29Z
dc.date.available2019-03-11T15:31:29Z
dc.date.issued2015-02-20
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15864
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe present work has as a goal to investigate the pedagogical procedures used by teachers in their Physical Education classes and their knowledge around what psychomotor activith is and its contributions for the child’s global development in Pre School and Elementary School. The research methodology used was descriptive, and a questiomaire was done half-strutured with open, questions. It was answered by nine (09) teachers from public education in Alegrete. The results of data collection evidence that psychomotor activity is developed by capable professionals aware of this subject for child’s development, considering it as the Scine which imolves every action made by a person, that represents her needs and allows her relations whit others. Aiming to advame the integral development of cognitive domains, affective, social and psychomotor and trying to show that through playful games it is possible to provide a meamingful Teaching-Learning process contextualizing a wide vision about the child.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPsicomotricidadepor
dc.subjectDesenvolvimento da criançapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectPsychomotor activityeng
dc.subjectCluld’s developmenteng
dc.subjectPhysical educationseng
dc.titleA importância da psicomotricidade no desenvolvimento da criançapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Quaraí, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar os procedimentos pedagógicos utilizados pelos professores em suas aulas de Educação Física e o seu conhecimento sobre o que é psicomotricidade e suas contribuições para o desenvolvimento global da criança na Educação Infantil e Anos Iniciais. A metodologia de pesquisa usada foi de cunho descritivo, sendo desenvolvido um questionário contendo perguntas abertas. Sendo respondido por 09 professores da rede de ensino municipal e estadual de Alegrete. Os resultados da coleta de dados evidenciam que a psicomotricidade é trabalhada por profissionais capazes e conscientes da importância da mesma para o desenvolvimento da criança, considerando-a como a ciência que envolve toda a ação realizada pelo individuo, e que representa suas necessidades e permite suas relações com os demais. Visando favorecer o desenvolvimento integrado dos domínios cognitivos, afetivo, social e psicomotor e procurando mostrar que através dos jogos e brincadeiras lúdicas pode-se proporcionar um processo de ensino-aprendizagem significativo e contextualizado, em uma visão ampla da criança. Assim evidenciam que as praticas psicomotoras oferecem retorno positivo ao desenvolvimento da criança.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto