dc.contributor.advisor | Lehnhard, Aline Rosso | |
dc.creator | Oliveira, Elodino Ferreira de | |
dc.date.accessioned | 2019-03-11T15:31:29Z | |
dc.date.available | 2019-03-11T15:31:29Z | |
dc.date.issued | 2015-02-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15864 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The present work has as a goal to investigate the pedagogical procedures used by teachers in their Physical Education classes and their knowledge around what psychomotor activith is and its contributions for the child’s global development in Pre School and Elementary School. The research methodology used was descriptive, and a questiomaire was done half-strutured with open, questions. It was answered by nine (09) teachers from public education in Alegrete. The results of data collection evidence that psychomotor activity is developed by capable professionals aware of this subject for child’s development, considering it as the Scine which imolves every action made by a person, that represents her needs and allows her relations whit others. Aiming to advame the integral development of cognitive domains, affective, social and psychomotor and trying to show that through playful games it is possible to provide a meamingful Teaching-Learning process contextualizing a wide vision about the child. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Psicomotricidade | por |
dc.subject | Desenvolvimento da criança | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Psychomotor activity | eng |
dc.subject | Cluld’s development | eng |
dc.subject | Physical educations | eng |
dc.title | A importância da psicomotricidade no desenvolvimento da criança | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Quaraí, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo investigar os procedimentos pedagógicos utilizados pelos professores em suas aulas de Educação Física e o seu conhecimento sobre o que é psicomotricidade e suas contribuições para o desenvolvimento global da criança na Educação Infantil e Anos Iniciais. A metodologia de pesquisa usada foi de cunho descritivo, sendo desenvolvido um questionário contendo perguntas abertas. Sendo respondido por 09 professores da rede de ensino municipal e estadual de Alegrete. Os resultados da coleta de dados evidenciam que a psicomotricidade é trabalhada por profissionais capazes e conscientes da importância da mesma para o desenvolvimento da criança, considerando-a como a ciência que envolve toda a ação realizada pelo individuo, e que representa suas necessidades e permite suas relações com os demais. Visando favorecer o desenvolvimento integrado dos domínios cognitivos, afetivo, social e psicomotor e procurando mostrar que através dos jogos e brincadeiras lúdicas pode-se proporcionar um processo de ensino-aprendizagem significativo e contextualizado, em uma visão ampla da criança. Assim evidenciam que as praticas psicomotoras oferecem retorno positivo ao desenvolvimento da criança. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |