dc.creator | Gomes, André Taschetto | |
dc.date.accessioned | 2019-03-11T20:01:13Z | |
dc.date.available | 2019-03-11T20:01:13Z | |
dc.date.issued | 2018-07-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15869 | |
dc.description.abstract | Reflecting, the central theme developed in this work, is a central focus in the discussion of
important issues that permeate Education in our country and that are often approached in a
technical way only, to meet curricular requirements. Among the many issues that are urgently
needed to stimulate critical thinking are: abortion, euthanasia, drugs, religiosity, sexuality,
wars, civilian weapons, nuclear weapons, radical political manifestations of population
segments, hunger, use sustainable use of water and energy. To address some of these, the
chapters seek in some way to answer the question of research versed in the following
statement: How can subversive teaching strategies be important allies in the most significant
learning processes? Based on the author 's teaching experiences, they are explored in the
seven chapters presented, fruits of his professional performance at middle and upper levels of
teaching, aspects related to his own experience, anchored from some related theorists. In the
initial chapter, it is reported the use of theatrical performances to discuss the epistemology of
the sciences. In the sequence, the presentation and suggestion of work with the conceptual
fields of radiation and radioactivity are carried out, little approached within the area of
teaching, based on a review of the literature and which are fruitful for its use in an
interdisciplinary way. The importance of methodological teaching strategies in a continuing
education course for educators of the northern plateau of Santa Catarina is discussed; we
present the critical knowledge as a bias of action together with the training of graduates in the
area of interdisciplinary training in natural sciences; the use of the "Portfolio" tool is
presented as an evaluation strategy with a more reflective and less traditional character.
Finally, the last text, "Suicidal Society: Father, forgive them do not know what they do!",
Focuses specifically on the reflection on the relationship between technology use, gender and
sexuality issues, and their impacts on contemporary society . We conclude by denoting the
importance of giving voice and bringing to light aspects that are somehow treated in the
background in our educational environment, especially the mental health of students, from
teaching strategies that make learning more meaningful. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino subversivo | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Educação do campo | por |
dc.subject | Subversive teaching | eng |
dc.subject | Interdisciplinarity | eng |
dc.subject | Meaningful learning | eng |
dc.subject | Rural education | eng |
dc.title | (Re)flexão: quebrando paradigmas em tempos de perda de autonomia docente | por |
dc.title.alternative | Reflection - breaking paradigms in times of loss of teaching autonomy | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Refletir, temática central desenvolvida neste trabalho, é foco central na discussão de
importantes questões que permeiam a Educação em nosso país e que muitas vezes são
abordadas de forma apenas técnica, para cumprir exigências curriculares. Dentre os inúmeros
assuntos, de urgente discussão para o estímulo ao pensar crítico, podemos enunciar os
seguintes: aborto, eutanásia, drogas, religiosidade, sexualidade, guerras, armamento de
pessoas civis, armas nucleares, manifestações políticas radicais de segmentos populacionais,
fome, utilização sustentável de água e energia. Para abordar alguns destes, os capítulos
buscam de algum modo responder a questão de pesquisa versada no seguinte enunciado:
Como as estratégias de ensino com caráter subversivo podem ser importantes aliadas nos
processos de aprendizagem mais significativos? A partir das experiências docentes do autor,
são explorados nos sete capítulos apresentados, frutos de sua atuação profissional em níveis
médio e superior de ensino, aspectos relacionados à sua própria vivência, ancorados a partir
de alguns teóricos relacionados. No capítulo inicial, é relatada a utilização de performances
teatrais para discutir a epistemologia das ciências. Na sequência, é realizada a apresentação e
sugestão de trabalho com os campos conceituais radiações e radioatividade, pouco abordados
dentro da área de ensino, a partir da revisão de literatura realizada e que se mostram frutíferos
para sua utilização de forma interdisciplinar. Discute-se a importância de estratégias
metodológicas de ensino em um curso de formação continuada para educadores do planalto
norte catarinense; apresentamos o conhecimento crítico como viés de atuação junto à
formação dos licenciados na área de formação interdisciplinar em ciências da natureza; é
apresentado, como estratégia avaliativa com caráter mais reflexivo e menos tradicional, o uso
da ferramenta “Portfólio”. Por fim, o último texto, “Sociedade Suicida: Pai, perdoai eles não
sabem o que fazem?!”, centra-se especificamente na reflexão acerca das relações entre uso de
tecnologias, questões de gênero e sexualidade, e seus impactos na sociedade contemporânea.
Finalizamos denotando a importância de dar voz e trazer a tona aspectos que são de alguma
forma tratados em segundo plano em nosso ambiente educacional, principalmente a saúde
mental dos estudantes, a partir de estratégias de ensino que tornem a aprendizagem mais
significativa. | por |
dc.contributor.advisor1 | Garcia, Isabel Krey | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3865537547314234 | por |
dc.contributor.referee1 | Corrêa, Guilherme Carlos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6795467308135033 | por |
dc.contributor.referee2 | Tocchetto, Marta Regina Lopes | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1763531954372428 | por |
dc.contributor.referee3 | Bazzo, Walter Antonio | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1084484827934141 | por |
dc.contributor.referee4 | Brick, Elizandro Maurício | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2410455109298846 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6102986662431101 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Bioquímica | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |