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dc.creatorCardoso, Silvia Silveira
dc.date.accessioned2019-03-21T17:36:44Z
dc.date.available2019-03-21T17:36:44Z
dc.date.issued2018-07-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15946
dc.description.abstractThe present work has as central theme the relationship between curricular policies and the English language (LI) in high school. The main objective of this research is to understand the production of meanings in the relation between curricular policies and the English language, considering the implications for educational processes in high school. The educational institution where the research was carried out is a federal school located in the Western region of the city of Santa Maria, RS. The methodology used to develop this study contemplates a qualitative research-action approach. As a data source, investigative-formative dialogues were conducted with English-speaking teachers who develop pedagogical actions in high school. In order to base this research, the studies of the following authors were used as theoretical reference: Bardin (2011), Kuenzer (2013), Leffa (1999), Lopes e Macedo (2002), Minayo (2007), Saviani (2007). It has been found that investigating and discussing the English curriculum policies is fundamental, since it is perceived that teaching-learning has proved to be fragile, not reflecting meaningful learning from the students. From the dialogical practices, the educators evidenced the innumerable gaps and contradictions permeated by political questions that end up in the emptying of the social function of the LI as discipline in the school curriculum. Thus, as a product of this research, a group of studies was created in the Military School with the title of "Investigative-Formative Dialogical Circles at Wagon College", so that we could continue the dialogic and reflexive practices within the school environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas curricularespor
dc.subjectLíngua Inglesapor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectCurricular policieseng
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleCírculos dialógicos em contexto educacional militar: políticas curriculares e suas articulações com a língua inglesa no ensino médiopor
dc.title.alternativeDialogical circles in a military educational context:curricular policies and articulations with the english language in high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho possui como temática central a relação entre as políticas curriculares e a língua inglesa (LI) no ensino médio. A pesquisa apresenta como objetivo geral, compreender a produção de sentidos na relação entre políticas curriculares e a língua inglesa, considerando implicações para processos educativos no ensino médio. A instituição educacional onde a pesquisa foi realizada trata-se de uma escola federal, localizada na região Oeste da cidade de Santa Maria, RS. A metodologia utilizada para desenvolver este estudo contempla uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. Como fonte de dados, foram realizados círculos dialógicos investigativo-formativos com os professores de língua inglesa que desenvolvem ações pedagógicas no ensino médio. Para fundamentar esta pesquisa, os estudos dos seguintes autores foram utilizados como referencial teórico: Bardin (2011), Kuenzer (2013), Leffa (1999), Lopes e Macedo (2002), Minayo (2007), Saviani (2007), entre outros. Constatou-se que investigar e discutir as políticas curriculares de língua inglesa no currículo do ensino médio é fundamental, pois se percebe que o ensino-aprendizagem tem se mostrado frágil, pouco repercutindo em uma aprendizagem significativa por parte dos educandos. A partir das práticas dialógicas, os educadores evidenciaram as inúmeras lacunas e contradições permeadas por questões políticas que acabam resultando no esvaziamento da função social da LI enquanto disciplina no currículo escolar. Dessa forma, como produto desta pesquisa, foi criado um grupo de estudos dentro do Colégio Militar com o título de “Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos no Colégio do Vagão”, para que pudéssemos dar continuidade às práticas dialógicas e reflexivas dentro do ambiente escolar.por
dc.contributor.advisor1Sarturi, Rosane Carneiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4133511150582100por
dc.contributor.referee1Lunardi, Elisiane Machado
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8366108604553867por
dc.contributor.referee2Kader, Carla Callegaro Corrêa
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1224256355766695por
dc.contributor.referee3Costa, Joacir Marques da
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4415592608164551por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5386737664022940por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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