Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaggio, José Eduardo
dc.creatorDalmoro, Merice Barbon
dc.date.accessioned2016-05-12T14:18:45Z
dc.date.available2016-05-12T14:18:45Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1598
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractFace the rapid advancement of technologies in various human activities, its necessary that the school also welcomes this feature for acquisition and improvement of knowledge, with ability to prepare the student to act and interact in today's digital society. Thus, this research aims to investigate the educational and technological reality of the Municipal School of Basic Education Marino da Silva Gravina of the Boqueirão do Leão city, knowing the difficulties and potential use of new technologies in the classroom, research on the digital skills necessary to the twenty-first century and meet the conflicts, challenges and prospects of the use of ICT in teaching practice of teachers. The study covers the lifting technique, using questionnaires for data collection. Data analysis was done by qualitative and quantitative approach to the discussion of results. Justified by the need to investigate, understand and interpret data on the use of new technologies in this particular school, thus verifying if the institution contemplates the formation of the citizen for the XXI century. With the outcome of the research is intended to provide subsidies to the school and to the city to plan and pursue actions to optimize the use of ICT in the education of students in a constructive and necessary way to interact in the digital age.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSociedadepor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleA era digital na escola: o uso das TIC como prática pedagógica na formação do cidadão do século XXIpor
dc.title.alternativeThe digital age in school: The use of ICT as a pedagogical practice in the training of citizen of the XXI centuryeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoDiante do rápido avanço das tecnologias nas diversas atividades humanas, torna-se necessário que a escola também acolha esse recurso para aquisição e aprimoramento do conhecimento, com capacidade de preparo e formação do aluno para agir e interagir na sociedade digital atual. Assim, esta pesquisa busca investigar a realidade educacional e tecnológica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marino da Silva Gravina do município de Boqueirão do Leão, conhecer as dificuldades e potencialidades do uso das novas tecnologias em sala de aula, investigar as competências digitais necessárias para o século XXI e conhecer os conflitos, desafios e perspectivas do uso das TIC como prática pedagógica. O estudo abrange a técnica de levantamento, através de questionários para coleta de dados. A análise dos dados acontece por meio da abordagem qualitativa com discussão dos resultados. Justifica-se pela necessidade de investigar, conhecer e interpretar dados sobre a utilização das novas tecnologias na escola em questão, verificando assim se a instituição contempla a formação do cidadão para o século XXI. Com o resultado da pesquisa pretende-se oferecer subsídios próprios a escola e município para planejar e buscar ações que otimizem o uso das TIC na formação do aluno de forma construtiva e necessária para interagir na a era digital.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples