dc.contributor.advisor | Baggio, José Eduardo | |
dc.creator | Dalmoro, Merice Barbon | |
dc.date.accessioned | 2016-05-12T14:18:45Z | |
dc.date.available | 2016-05-12T14:18:45Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1598 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | Face the rapid advancement of technologies in various human activities, its
necessary that the school also welcomes this feature for acquisition and
improvement of knowledge, with ability to prepare the student to act and interact in
today's digital society. Thus, this research aims to investigate the educational and
technological reality of the Municipal School of Basic Education Marino da Silva
Gravina of the Boqueirão do Leão city, knowing the difficulties and potential use of
new technologies in the classroom, research on the digital skills necessary to the
twenty-first century and meet the conflicts, challenges and prospects of the use of
ICT in teaching practice of teachers. The study covers the lifting technique, using
questionnaires for data collection. Data analysis was done by qualitative and
quantitative approach to the discussion of results. Justified by the need to
investigate, understand and interpret data on the use of new technologies in this
particular school, thus verifying if the institution contemplates the formation of the
citizen for the XXI century. With the outcome of the research is intended to provide
subsidies to the school and to the city to plan and pursue actions to optimize the use
of ICT in the education of students in a constructive and necessary way to interact in
the digital age. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Sociedade | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | A era digital na escola: o uso das TIC como prática pedagógica na formação do cidadão do século XXI | por |
dc.title.alternative | The digital age in school: The use of ICT as a pedagogical practice in the training of citizen of the XXI century | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Diante do rápido avanço das tecnologias nas diversas atividades humanas, torna-se
necessário que a escola também acolha esse recurso para aquisição e
aprimoramento do conhecimento, com capacidade de preparo e formação do aluno
para agir e interagir na sociedade digital atual. Assim, esta pesquisa busca investigar
a realidade educacional e tecnológica da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Marino da Silva Gravina do município de Boqueirão do Leão, conhecer as
dificuldades e potencialidades do uso das novas tecnologias em sala de aula,
investigar as competências digitais necessárias para o século XXI e conhecer os
conflitos, desafios e perspectivas do uso das TIC como prática pedagógica. O
estudo abrange a técnica de levantamento, através de questionários para coleta de
dados. A análise dos dados acontece por meio da abordagem qualitativa com
discussão dos resultados. Justifica-se pela necessidade de investigar, conhecer e
interpretar dados sobre a utilização das novas tecnologias na escola em questão,
verificando assim se a instituição contempla a formação do cidadão para o século
XXI. Com o resultado da pesquisa pretende-se oferecer subsídios próprios a escola
e município para planejar e buscar ações que otimizem o uso das TIC na formação
do aluno de forma construtiva e necessária para interagir na a era digital. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |