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dc.creatorZientarski, Clarice
dc.date.accessioned2019-03-28T18:26:29Z
dc.date.available2019-03-28T18:26:29Z
dc.date.issued2013-04-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15998
dc.description.abstractThis study intends to analyze the characteristics that are present at teachers‘ work who, from category social movements, and/or from the union, begins to work into education area (at federal government), as outsourced workers, in the context of transformations done according to State neoliberal politics. It seeks analyzing, thus, if the work carried out, in this condition by these professionals, represents a possibility of transformation, or if can be considered as an alienated work due to the current social, politic and economic model. It deals, so, with the alienation/transformation dialectic inside a certain totality (a teacher/consultant work, into State from Brazil). The research problem consists on analyzes and discussion upon the work carried out by the research individuals, taking as framework these individuals‘ work conditions and the identification of categories of transformation or alienation at the work, considering, as Marx, that the unfamiliar work makes the man unfamiliar to himself and to others, he becomes unfamiliar to human genre. It aims to comprehend how was the integration of these teachers into the function at the service to the State, what the work conditions are, the contradictions, the action and/or administrative autonomy possibilities that are possible in face of a process of making work flexible and precarious and under institutional control. It considers transformation/alienation dialetics, in work and in State role as a capital agent, an ―alienated‖ and ―alienating‖. It seeks to investigate until what proportion the reality pointed out by La Boetie, of for man all things seems to be natural, the ones in which is grew up and used to, but it just making he be naive, can be transformed. These teachers are in the contradiction core, because, spite of having a basis formation in social movements, in party political, in churches, and in other formative spaces, so, supposedly politicized, they are acting in their work, contracted, to serve the State. It concludes that, in this same work which causes alienation, there is a possibility of transformation in a broad sense, and self-realization by consulters/teachers.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlienaçãopor
dc.subjectTransformaçãopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectTerceirizaçãopor
dc.subjectAlienationeng
dc.subjectTransformationeng
dc.subjectWorkeng
dc.subjectOutsourcingeng
dc.titlePara onde vai a voz que ainda ecoa em nós? a dialética alienação/transformação no trabalho dos professorespor
dc.title.alternativeWhere does the voice that still is inside us go? the transformation/alienation dialectic at teachers’ workeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEste estudo pretende realizar uma síntese dialética sobre as características que se fazem presentes no trabalho dos professores que, oriundos dos movimentos sociais da categoria, e ou dos sindicatos, passam a trabalhar na área da educação (no governo federal), como terceirizados, no contexto das transformações operadas à luz das políticas neoliberais do Estado. Procura analisar, portanto, se o trabalho realizado, nestas condições por estes profissionais, apresenta uma possibilidade de transformação, ou se pode ser considerado como um trabalho alienado por conta do modelo econômico político e social vigente. Trata, assim, da dialética alienação/transformação no interior de uma dada totalidade (o trabalho dos professores/consultores, no Estado brasileiro). O problema de pesquisa consiste na análise e discussão sobre o trabalho realizado pelos sujeitos da pesquisa, fundamentando a investigação nas condições de trabalho destes sujeitos e a identificação das categorias de transformação ou alienação no trabalho, considerando, com Marx, que o trabalho estranhado, estranha o homem em relação a si mesmo e aos outros homens, estranha do homem o gênero humano. Busca compreender como se deu a inserção destes professores na função a serviço do Estado, quais são as condições de trabalho, as contradições, as possibilidades de ação e/ou autonomia de gestão que se apresentam diante de um processo de flexibilização e precarização do trabalho e de controle institucional. Fundamenta-se na dialética alienação/transformação, no trabalho e no papel do Estado como um agente do capital, um ―ente alienado‖ e ―alienante‖. Procura investigar até que ponto a realidade sinalizada por La Boetie de que ao homem todas as coisas parecem naturais, nas quais é criado e nas quais se habitua, pode ser transformada. Estes professores encontram-se no centro da contradição, pois, embora tenham uma formação de base no movimento social, nos partidos políticos, nas igrejas, e em outros espaços formativos, portanto, supostamente politizados, encontram-se no exercício de seu trabalho, contratados, a serviço do Estado. Conclui-se que, neste mesmo trabalho que aliena, encontra-se a possibilidade da transformação em sentido amplo, e a auto-realização dos professores/consultores.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Sueli Menezes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3883536502592508por
dc.contributor.referee1Taffarel, Celi Nelza Zulke
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5691238604320892por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Marlene
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7053041452604447por
dc.contributor.referee3Konrad, Diorge Alceno
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6649023072655942por
dc.contributor.referee4Prieb, Sérgio Alfredo Massen
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0067687508939046por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4673553941111789por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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