Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFontana, Hugo Antonio
dc.creatorFelix, Mariângela Fighera
dc.date.accessioned2019-04-02T15:47:32Z
dc.date.available2019-04-02T15:47:32Z
dc.date.issued2005
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16041
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.por
dc.description.abstractThe work presents a study about the teacher's pedagogic practice and its relationship with the Pedagogic Political Project (P.P.P.) of the Municipal School of Patrician Fundamental " Teaching Dias Ferreira ". Leaving of a referencial with theoretical interacionistas, it tried to identify in the teachers' practices the relationship with the general objective and philosophy that it consists in P.P.P. of the school. Referred them teachers were interviewed and observed in class room. This research provided a series of elements for reflection, where we can verify a distance among the speeches and the practices developed in class room. Having the need of a larger comprometimento of the educator in being constantly accomplishing additional studies for a better qualification. The Administration Democratic oportuniza the collective participation of all the segments of the school community, being necessary an understanding of all the elements to build this space, assuming the autonomy of the schools and transforming doing pedagogic.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectDiscursospor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPedagogic practicepor
dc.subjectPedagogic political projecteng
dc.subjectSpeecheseng
dc.subjectTeachers' formationeng
dc.subjectDemocratic administrationeng
dc.titleEducação: discursos e práticaspor
dc.title.alternativeEducation: speeches and you practiceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoO trabalho apresenta um estudo sobre a prática pedagógica do professor e sua relação com o Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Patrício Dias Ferreira”. Partindo de um referencial com teóricos interacionistas, procurou identificar nas práticas das professoras a relação com o objetivo geral e filosofia que consta no P.P.P. da escola. As referidas professoras foram entrevistadas e observadas em sala de aula. Esta pesquisa proporcionou uma série de elementos para reflexão, onde podemos constatar uma distância entre os discursos e as práticas desenvolvidas em sala de aula. Havendo a necessidade de um maior comprometimento do educador em estar constantemente realizando estudos adicionais para uma melhor qualificação. A Gestão Democrática oportuniza a participação coletiva de todos os segmentos da comunidade escolar, sendo necessário uma conscientização de todos os elementos para construir este espaço, assumindo a autonomia das escolas e transformando o fazer pedagógico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto