dc.contributor.advisor | Fontana, Hugo Antonio | |
dc.creator | Felix, Mariângela Fighera | |
dc.date.accessioned | 2019-04-02T15:47:32Z | |
dc.date.available | 2019-04-02T15:47:32Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16041 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | The work presents a study about the teacher's pedagogic practice and its
relationship with the Pedagogic Political Project (P.P.P.) of the Municipal School of
Patrician Fundamental " Teaching Dias Ferreira ". Leaving of a referencial with
theoretical interacionistas, it tried to identify in the teachers' practices the
relationship with the general objective and philosophy that it consists in P.P.P. of
the school. Referred them teachers were interviewed and observed in class room.
This research provided a series of elements for reflection, where we can verify a
distance among the speeches and the practices developed in class room. Having
the need of a larger comprometimento of the educator in being constantly
accomplishing additional studies for a better qualification.
The Administration Democratic oportuniza the collective participation of all
the segments of the school community, being necessary an understanding of all
the elements to build this space, assuming the autonomy of the schools and transforming doing pedagogic. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Discursos | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Pedagogic practice | por |
dc.subject | Pedagogic political project | eng |
dc.subject | Speeches | eng |
dc.subject | Teachers' formation | eng |
dc.subject | Democratic administration | eng |
dc.title | Educação: discursos e práticas | por |
dc.title.alternative | Education: speeches and you practice | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | O trabalho apresenta um estudo sobre a prática pedagógica do professor e sua
relação com o Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) da Escola Municipal de Ensino
Fundamental “Patrício Dias Ferreira”. Partindo de um referencial com teóricos
interacionistas, procurou identificar nas práticas das professoras a relação com o
objetivo geral e filosofia que consta no P.P.P. da escola. As referidas professoras
foram entrevistadas e observadas em sala de aula. Esta pesquisa proporcionou
uma série de elementos para reflexão, onde podemos constatar uma distância
entre os discursos e as práticas desenvolvidas em sala de aula. Havendo a
necessidade de um maior comprometimento do educador em estar
constantemente realizando estudos adicionais para uma melhor qualificação.
A Gestão Democrática oportuniza a participação coletiva de todos os segmentos
da comunidade escolar, sendo necessário uma conscientização de todos os
elementos para construir este espaço, assumindo a autonomia das escolas e
transformando o fazer pedagógico. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |