Autonomia nos processos de aprendizagem de estudantes com deficiência na educação superior
Resumo
Esta pesquisa, foi desenvolvida no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa referente à Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Apresenta como temática geral de pesquisa o estudo aprofundado com relação à inclusão de estudantes com deficiência na Educação Superior. A investigação objetivou caracterizar as práticas pedagógicas que favorecem a autonomia na aprendizagem de estudantes com deficiência na Educação Superior, e, a partir dessas narrativas verificar/discutir/sistematizar/propor parâmetros para a elaboração de um instrumento de orientações didático-pedagógicas que atenda as especificidades da comunidade acadêmica. A coleta de dados ocorreu em uma instituição federal de ensino superior do interior do estado do Rio Grande do Sul, em duas Unidades Universitárias, as quais abrangem o maior número de ingresso pelo Sistema Cotas para pessoas com deficiência. A partir dessas Unidades foram entrevistados quatro (4) estudantes, sendo dois do Centro de Ciências Sociais e Humanas e dois do Centro de Ciências da Saúde. As entrevistas foram transcritas e analisadas a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Os dados empíricos da pesquisa foram organizados a priori com base nos objetivos do estudo com análise cruzada das questões da entrevista. Assim, foram extraídas duas categorias principais, quais sejam: “Deficiência e processos de inclusão na Educação Superior” e “Autonomia e práticas pedagógicas” e as seguintes seções “Inclusão e deficiência na Educação Superior: reflexões para além do acesso legal”; “De que estudante estamos falando?”; “Especificidade, deficiência e inclusão na Educação Superior; “Autonomia na aprendizagem de estudantes com deficiência: as [im]possibilidades das práticas pedagógicas na Educação Superior”; “Desafios e circunstâncias na aprendizagem”; “Influências das práticas pedagógicas na aprendizagem de estudantes com deficiência”; “Parâmetros para a elaboração de um instrumento de orientações didático-pedagógicas”. À luz do pensamento sistêmico e da teoria da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana as narrativas dos estudantes permitem concluir que as práticas pedagógicas versam sob as dimensões de acessibilidade. Dessa forma, evidenciou-se três principais, sendo as quais: Arquitetônica, destacando o acesso a um banheiro adaptado, rampa de acesso ao prédio, elevador, portas largas, boa iluminação, rampas no trajeto para a biblioteca, outros; Metodológica através das estratégias visuais, auditivas e práticas (sinestésicas); e Atitudinal, no sentido de não haver preconceito, discriminação e estigmas quanta a deficiência apresentada. Evidenciando, principalmente, a atitude de disponibilidade do professor produzindo práticas pedagógicas dignas e efetivas potencializando a autonomia nas aprendizagens acadêmicas inerentes à Educação Superior. Como produto desta pesquisa foram elaborados parâmetros, os quais foram organizados a partir de quatro (4) eixos: Estrutura organizacional; Projeto Político Pedagógico; Formação continuada; e Fortalecimento de ações de inclusão. Esses parâmetros podem servir como eixos norteadores da prática pedagógica bem como de orientação para conceber um currículo de forma não-linear atendendo as especificidades da comunidade acadêmica.
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