Significações imaginárias sobre a condição docente no ensino médio: um estudo na rede estadual do município de Alegrete - RS
Abstract
A dissertação de mestrado que apresento é vinculada a Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional no Programa da Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Teve como objetivo conhecer e problematizar as significações imaginárias de professores da rede estadual do município de Alegrete acerca da condição docente no Ensino Médio. A metodologia da pesquisa deu-se em dois momentos: a pesquisa bibliográfica sobre a temática; e pesquisa empírica realizada com nove professores da rede estadual do RS do município de Alegrete. Como aporte teórico utilizou-se as contribuições de Oliveira (2005, 2016) Bernard Charlot (2002, 2014), Teixeira (2007,2014), Dayrell (2011, 2014), Carrano (2011, 2014), Leão (2011), Krawczyk (2011) Narvaes (2012), Silva (2013), Castoriadis (1982) e também as pesquisas do Observatório da Juventude Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal Fluminense e outras redes. Também, através das narrativas de vida dos colaboradores, obtidas em dois encontros que foram denominados rodas de conversa, foi possível apreender as vivências dos professores, os sentidos e os significados que eles atribuem à condição docente, enquanto professores do Ensino Médio da rede estadual do Rio Grande do Sul. Com o desenvolvimento da pesquisa, constatou-se que os professores se veem abalados no status da sua profissão em decorrência dos baixos salários e parcelamentos. A investigação apontou , também, que apesar dos professores vivenciarem esse mal-estar docente, eles buscam o melhor de si para desenvolverem o seu trabalho no cotidiano da escola.
Collections
The following license files are associated with this item: