Formação continuada de professores em serviço: implicações no processo do desenvolvimento profissional
Abstract
A presente dissertação, que se insere na linha de pesquisa LP2 Gestão Pedagógica e Contextos
Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado
Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria. Objetivou compreender os processos de
formação continuada de professores em serviço na Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta
D‟Ambrósio, de Santa Maria/RS, assim como os aspectos que o caracterizam no planejamento e na
efetivação. Posteriormente sinalizar parâmetros na elaboração de processos formativos com vistas à
orientação e ao acompanhamento dos professores envolvidos. Entendemos que compreender os
processos de formação continuada de professores em serviço requer oportunizar espaço de
compartilhamento das experiências e de saberes de forma colaborativa. Para tanto, buscamos
respostas para o problema: De que forma os processos de formação continuada de professores em
serviço desenvolvido na escola impactaram no desenvolvimento profissional dos professores? Este
estudo qualitativo procurou compreender como a escola organiza os processos formativos realizado
no espaço escolar; os desafios que a escola e os professores enfrentam na realização e na
efetivação da formação continuada; que relações podem ser estabelecidas entre os processos de
formação continuada de professores em serviço e o Projeto Político Pedagógico, e que ações podem
compor uma proposta de organização escolar a partir das demandas evidenciadas na pesquisa.
Como instrumentos de coleta de informações foram utilizados entrevistas semiestruturadas
direcionadas a quatro membros da equipe diretiva/coordenação pedagógica e oito professoras. As
entrevistas foram desenvolvidas conforme as etapas da Análise de Conteúdo de Bardin, sendo três
categorias na primeira questão: participação no planejamento da formação continuada na escola;
organização das atividades formativas dos professores e como estão previstos no Projeto Político
Pedagógico; avaliação do envolvimento dos professores nas ações formativas organizadas pela
escola. Para a segunda questão foi duas categorias: desafios enfrentados pela escola na realização
das ações formativas e pontos fortes e fracos dos processos de formação continuada que você
vivencia na escola. Na terceira questão foram quatro categorias: concepção de formação continuada;
relações das ações formativas com as expectativas dos professores da escola e o que favorecem ao
desenvolvimento profissional; investimento na formação continuada de professores na escola e
relação dos processos formativos com o Projeto Político Pedagógico. Como resultados constataramse como principais intensificadores: professoras parceiras nas ações formativas da escola; formação
continuada; troca entre pares e de experiências vivenciadas; relação de escuta, diálogo entre as
envolvidas; orientação e acompanhamento mais próximos das professoras; desvalorização social e
salarial dos professores e gestão democrática. Diante disso, foi percebida a necessidade de
acompanhamento pedagógico e organização de espaços para reuniões que favoreçam as trocas, a
integração e a possibilidade das professoras participarem da organização do trabalho escolar. Estas
constatações permitiram a construção da proposta na quarta questão que corresponde ao produto: a
organização e efetivação de um Programa de Formação Continuada de Professores em Serviço,
envolvendo as professoras dos Anos Iniciais, por meio de um Grupo de Trabalho e Estudo.
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