Mostrar registro simples

dc.creatorRadin, Leandro Duarte
dc.date.accessioned2019-04-09T11:40:12Z
dc.date.available2019-04-09T11:40:12Z
dc.date.issued2018-08-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16105
dc.description.abstractIn this research we aimed to offer students the knowledge of the existence of only five types of regular Plato’s polyhedra, through formal demonstration and practical work of construction of these polyhedra. We presented a part of the history which involves these solid objects, comprehended how the polyhedra are addressed in Brazilian legislation in what regards to Math teaching, defined the concept of polyhedron, presented the Euler’s Relation, pointed the difference between platonic polyhedra and regular polyhedra, as approached by the textbook used in class, and defined the duality of the polyhedra. The practical work consisted of a didactic intervention in classroom, in which the textbook explanations were used with the students and complemented with demonstration and the help of concrete material, as wooden sticks and play dough, as well as folds. This paper has also been developed by using Uma Pletora de Poliedros software that allowed students to know various types of polyhedra and to get acquainted with its elements, by rotating, translating, enlarging, reducing and visualizing faces, edges and vertices of the polyhedra. This research has led us to the comprehension of the importance of the articulation between theoretical and practical work, as it facilitates in a significant way the teaching-learning process of the students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPoliedros regularespor
dc.subjectPoliedros de Platãopor
dc.subjectRelação de Eulerpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectRegular polyhedraeng
dc.subjectPlato’s polyhedraeng
dc.subjectEuler’s relationeng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleAbordagens diversificadas para o ensino dos poliedros de Platãopor
dc.title.alternativeDiversified approaches for the teaching of Plato’s polyhedraeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNesta pesquisa tivemos como objetivo proporcionar aos alunos o conhecimento da existência de somente cinco classes de poliedros de Platão, por meio de demonstração formal e trabalho prático de construção desses poliedros. Apresentamos um pouco da história que envolve esses objetos sólidos, compreendemos como os poliedros são abordados na legislação brasileira referente ao ensino de matemática, definimos o conceito de poliedro, apresentamos a Relação de Euler, a diferença entre os poliedros platônicos e os poliedros regulares, abordada pelo livro didático utilizado nas aulas, e definimos a dualidade dos poliedros. O trabalho prático consistiu de uma intervenção didática em sala de aula em que se fez uso das explicações presentes no livro didático utilizado com os alunos, as quais foram complementadas com demonstrações e auxílio de material concreto, como palitos e massa de modelar, bem como dobraduras. Este trabalho também foi desenvolvido utilizando o software Uma Pletora de Poliedros que possibilitou aos alunos o conhecimento de diversos tipos de poliedros e a familiarização com seus elementos, mediante rotação, translação, ampliação, redução e visualização de faces, arestas e vértices dos poliedros. Esta pesquisa levou-nos à compreensão da importância de se articular o trabalho teórico com o prático, pois facilita de forma significativa o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.por
dc.contributor.advisor1Gomes, Denilson
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8116912195059700por
dc.contributor.referee1Meneghetti, Cinthya Maria Schneider
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9380317334360530por
dc.contributor.referee2Lazzarin, João Roberto
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6965026304626005por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6232513603160129por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International