Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVielmo, Sandra Eliza
dc.creatorSilva, Geferson Gustavo Wagner Mota da
dc.date.accessioned2019-04-12T13:35:06Z
dc.date.available2019-04-12T13:35:06Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16196
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis paper presents a didactic and methodological analysis of the potentialities and weaknesses of the active inverted classroom methodology applied in the teaching of concepts in the field of Statistics in a first year high school class of the Erci Campos Vargas State School in the municipality of Palmeira das Missões. In this way, a set of seven classes given was planned and executed based on the context of the presidential elections of 2018, which were analyzed in a qualitative and quantitative way in relation to the understanding of the information addressed, the capacity of positioning, debate, resolution of problems and participation in virtual activities. thus it can be seen that the active methodologies were potentially rich, since they allowed the students a greater understanding of the concepts discussed, change in relation to the way they are perceived in the classroom, and to the teacher, a new possibility to do pedagogical, based on interaction with the student, making it the main focus of teaching activities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMetodologia ativapor
dc.subjectSala de aula invertidapor
dc.subjectEnsino de estatísticapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.titleSala de aula invertida: uma abordagem no ensino de estatísticapor
dc.title.alternativeFlipped classroom: an approach in the teaching of statisticseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruz Alta, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaD,por
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise didática e metodológica das potencialidades e fragilidades da metodologia ativa da sala de aula invertida aplicada no ensino de conceitos do campo da Estatística, em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Erci Campos Vargas, no município de Palmeira das Missões. Desta forma, foi planejado e executado um conjunto de sete aulas com base no contexto das eleições presidências de 2018, as quais foram analisadas de forma qualitativa e quantitativa em relação a compreensão das informações abordadas, a capacidade de posicionamento, debate, resolução dos problemas e participação em atividades virtuais. Desta maneira pode-se perceber que as metodologias ativas foram potencialmente ricas, uma vez que possibilitaram aos alunos uma maior compreensão dos conceitos abordados, mudança em relação a forma com estes se percebem em sala de aula, e ao professor, uma nova possibilidade de fazer pedagógico, pautado na interação com o aluno, tornando-o o foco principal das atividades docentes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto