Construindo conceitos de geometria a partir da elaboração de ladrilhos
Resumo
A Geometria Plana é uma unidade temática relevante no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, como no caso do Técnico em Edificações. Desta maneira, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de aplicar a Geometria Plana em conteúdos que o curso de Edificações carece, utilizando o conceito de ladrilhos. As atividades foram realizadas em uma turma do primeiro ano do curso Técnico Integrado em Edificações – Educação de Jovens e adultos (PROEJA) do Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi. Optou-se por trabalhar com este público dada a importância dos ladrilhos na prática profissional do técnico em edificações, uma vez que este conteúdo é aplicado no assentamento de pisos e revestimentos. O referencial teórico foi baseado nos estudos de Ausubel sobre aprendizagem significativa. Para o desenvolvimento da proposta, foram realizados três encontros, seguindo os passos de noção, consolidação e aprofundamento do conteúdo. Os estudantes foram instigados a construir ladrilhos usando papel sulfite colorido e material emborrachado, atendendo às leis do bom comportamento de ladrilhos. Foi observado que o trabalho com ladrilhos mostrou ser um aliado muito importante na busca pelos objetivos e percebemos em cada atividade o interesse e a participação dos estudantes. Salientamos que este tema é de suma importância para a profissão escolhida por estes futuros profissionais de edificações, o que foi um grande ponto a favor da atividade. Outro aspecto relevante foi perceber que quem já trabalhava na área de construção civil assimilava mais rápido e com mais significado o conteúdo e a proposta do trabalho, demonstrando assim as ideias de subsunçores propostas por Ausubel.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: