dc.contributor.advisor | Köhler, Viviane Cátia | |
dc.creator | Monteiro, Taigor Quartieri | |
dc.date.accessioned | 2019-04-12T14:20:36Z | |
dc.date.available | 2019-04-12T14:20:36Z | |
dc.date.issued | 2018-12-15 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16199 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | Plane geometry is a relevant thematic unit in high school degree integrated with professional education, as in the case of the building technician. In this way, this work was developed with general objective of applying the plane geometry in content that the course of buildings lacks, using the concept of tiles. The activities were carried out in a class of the first year of the technical course integrated in buildings - youth and adult education (PROEJA) at Federal Institute Farroupilha - Campus Panambi. It was decided to work with this public given the importance of the tiles in the professional practice of the building technician, since this content is applied in the laying of floors and coatings. The theoretical framework was based on Ausubel's studies on meaningful learning. For the development of the proposal, three meetings were held, following the steps of notion, consolidation and deepening of the content. Students were encouraged to build tiles using colored sulfite paper and rubber material, in compliance with the laws of good tile behavior. It was observed that the work with tiles proved to be a very important ally in the search for the objectives and we perceive in each activity the interest and participation of the students. We emphasize that this theme is of great importance for the profession chosen by these future professionals of buildings, which was a big point in favor of the activity. Another important positive aspect was that those who already worked in the civil construction sector were able to assimilate the content and the proposal of the work faster and with more meaning, thus demonstrating the ideas of subsubscriptions proposed by Ausubel. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ladrilhamento | por |
dc.subject | Geometria plana | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Tying | eng |
dc.subject | Plane geometry | eng |
dc.subject | Meaningful learning | eng |
dc.title | Construindo conceitos de geometria a partir da elaboração de ladrilhos | por |
dc.title.alternative | Tit building concepts of geometry from the elaboration of bricksle | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruz Alta, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | A Geometria Plana é uma unidade temática relevante no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, como no caso do Técnico em Edificações. Desta maneira, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de aplicar a Geometria Plana em conteúdos que o curso de Edificações carece, utilizando o conceito de ladrilhos. As atividades foram realizadas em uma turma do primeiro ano do curso Técnico Integrado em Edificações – Educação de Jovens e adultos (PROEJA) do Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi. Optou-se por trabalhar com este público dada a importância dos ladrilhos na prática profissional do técnico em edificações, uma vez que este conteúdo é aplicado no assentamento de pisos e revestimentos. O referencial teórico foi baseado nos estudos de Ausubel sobre aprendizagem significativa. Para o desenvolvimento da proposta, foram realizados três encontros, seguindo os passos de noção, consolidação e aprofundamento do conteúdo. Os estudantes foram instigados a construir ladrilhos usando papel sulfite colorido e material emborrachado, atendendo às leis do bom comportamento de ladrilhos. Foi observado que o trabalho com ladrilhos mostrou ser um aliado muito importante na busca pelos objetivos e percebemos em cada atividade o interesse e a participação dos estudantes. Salientamos que este tema é de suma importância para a profissão escolhida por estes futuros profissionais de edificações, o que foi um grande ponto a favor da atividade. Outro aspecto relevante foi perceber que quem já trabalhava na área de construção civil assimilava mais rápido e com mais significado o conteúdo e a proposta do trabalho, demonstrando assim as ideias de subsunçores propostas por Ausubel. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |