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dc.creatorSchraiber, Rogério Tubias
dc.date.accessioned2019-04-16T12:36:01Z
dc.date.available2019-04-16T12:36:01Z
dc.date.issued2018-12-04
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16227
dc.description.abstractThe Pedagogical Performance of Tutors (PPT) of the Universidade Aberta do Brasil (UAB), at the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), that was the main research topic, based in the great Education area. The E-learning in higher education was the context. Investigating how the PPT of postgraduate courses, at UAB/UFSM in a Specialization level, could potentiate the development of a Creative Learning- Teaching Process (CLTP) was the problem that directed us. As a general objective, we wish to understand the principles of PPT of the UAB/UFSM that can enhance the development of a CLTP. We found theoretical basis in the Performance Studies, by Richard Schechner and Victor Turner and in the teaching performance studies, by Mallmann (2008). Methodologically, we systematized a Case Study producing data with tutors through questionnaires, interviews, observations, e-mail, reading documents, messages and images obtained by social networks (Facebook and WhatsApp). In the analytical model, we consider the procedures of the Discursive Textual Analysis (DTA) that, after the unitarization phase, originated the categories Technological-Pedagogical Fluency (TPF), Creativity, Educational Social Skills (ESS), Interaction and collaboration and Presentiality, which are broadly interwoven in the PPT, defining the framework for the conceptual proposition of this research. Conclusively, we consider that these categories, by enabling the development of pedagogical strategies, constitute, in the PPT, the principles capable of enhancing a CLTP.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPerformance pedagógicapor
dc.subjectTutoriapor
dc.subjectFluência Tecnológico- Pedagógicapor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectInteração e colaboraçãopor
dc.subjectPedagogical performanceeng
dc.subjectTutoringeng
dc.subjectTechnological-Pedagogical Fluencyeng
dc.subjectE-learningeng
dc.subjectInteraction and collaborationeng
dc.titlePerformance pedagógica dos tutores da UAB/UFSM: princípios para um processo ensino-aprendizagem criativopor
dc.title.alternativePedagogical performance of UAB/UFSM tutors: principles for a process teaching-creative learningeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA Performance Pedagógica dos Tutores (PPT) da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi o tema principal desta pesquisa, situado na grande área Educação. A Educação a Distância (EAD), no ensino superior, foi o contexto. Investigar como a PPT de cursos de pós-graduação, em nível de Especialização da UAB/UFSM, pode potencializar o desenvolvimento de um Processo Ensino-Aprendizagem Criativo (PEAC) foi o problema que nos direcionou. Como objetivo geral, desejamos compreender quais são os princípios da PPT da UAB/UFSM que podem potencializar o desenvolvimento de um PEAC. Encontramos base teórica nos Estudos da Performance, de Richard Schechner e Victor Turner e nos estudos da performance docente, de Mallmann (2008). Metodologicamente, sistematizamos um Estudo de Caso produzindo dados com tutores por intermédio de questionários, entrevistas, observações, e-mail, leitura de documentos, mensagens e imagens obtidas por redes sociais (Facebook e WhatsApp). No modelo analítico, contemplamos os procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD) que, após a fase da unitarização, originou as categorias Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP), Criatividade, Habilidades Sociais Educativas (HSE), Interação e colaboração e Presencialidade, as quais estão amplamente imbricadas na PPT, definindo a estrutura para a proposição conceitual desta pesquisa. Conclusivamente, consideramos que essas categorias, ao possibilitarem o desenvolvimento de estratégias pedagógicas, constituem, na PPT, os princípios capazes de potencializar um PEAC.por
dc.contributor.advisor1Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4353719005526350por
dc.contributor.referee1Hartmann, Luciana
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8454367473690262por
dc.contributor.referee2Icle, Gilberto
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227456713763579por
dc.contributor.referee3Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032por
dc.contributor.referee4Biancalana, Gisela Reis
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704025010266511por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2664305506336490por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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