dc.creator | Schraiber, Rogério Tubias | |
dc.date.accessioned | 2019-04-16T12:36:01Z | |
dc.date.available | 2019-04-16T12:36:01Z | |
dc.date.issued | 2018-12-04 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16227 | |
dc.description.abstract | The Pedagogical Performance of Tutors (PPT) of the Universidade Aberta do Brasil
(UAB), at the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), that was the main
research topic, based in the great Education area. The E-learning in higher education
was the context. Investigating how the PPT of postgraduate courses, at UAB/UFSM
in a Specialization level, could potentiate the development of a Creative Learning-
Teaching Process (CLTP) was the problem that directed us. As a general objective,
we wish to understand the principles of PPT of the UAB/UFSM that can enhance the
development of a CLTP. We found theoretical basis in the Performance Studies, by
Richard Schechner and Victor Turner and in the teaching performance studies, by
Mallmann (2008). Methodologically, we systematized a Case Study producing data
with tutors through questionnaires, interviews, observations, e-mail, reading
documents, messages and images obtained by social networks (Facebook and
WhatsApp). In the analytical model, we consider the procedures of the Discursive
Textual Analysis (DTA) that, after the unitarization phase, originated the categories
Technological-Pedagogical Fluency (TPF), Creativity, Educational Social Skills (ESS),
Interaction and collaboration and Presentiality, which are broadly interwoven in the
PPT, defining the framework for the conceptual proposition of this research.
Conclusively, we consider that these categories, by enabling the development of
pedagogical strategies, constitute, in the PPT, the principles capable of enhancing a
CLTP. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Performance pedagógica | por |
dc.subject | Tutoria | por |
dc.subject | Fluência tecnológico-pedagógica | por |
dc.subject | Educação a distância | por |
dc.subject | Interação e colaboração | por |
dc.subject | Pedagogical performance | eng |
dc.subject | Tutoring | eng |
dc.subject | Technological-pedagogical fluency | eng |
dc.subject | E-learning | eng |
dc.subject | Interaction and collaboration | eng |
dc.title | Performance pedagógica dos tutores da UAB/UFSM: princípios para um processo ensino-aprendizagem criativo | por |
dc.title.alternative | Pedagogical performance of UAB/UFSM tutors: principles for a process teaching-creative learning | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | A Performance Pedagógica dos Tutores (PPT) da Universidade Aberta do Brasil
(UAB), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi o tema principal desta
pesquisa, situado na grande área Educação. A Educação a Distância (EAD), no
ensino superior, foi o contexto. Investigar como a PPT de cursos de pós-graduação,
em nível de Especialização da UAB/UFSM, pode potencializar o desenvolvimento de
um Processo Ensino-Aprendizagem Criativo (PEAC) foi o problema que nos
direcionou. Como objetivo geral, desejamos compreender quais são os princípios da
PPT da UAB/UFSM que podem potencializar o desenvolvimento de um PEAC.
Encontramos base teórica nos Estudos da Performance, de Richard Schechner e
Victor Turner e nos estudos da performance docente, de Mallmann (2008).
Metodologicamente, sistematizamos um Estudo de Caso produzindo dados com
tutores por intermédio de questionários, entrevistas, observações, e-mail, leitura de
documentos, mensagens e imagens obtidas por redes sociais (Facebook e
WhatsApp). No modelo analítico, contemplamos os procedimentos da Análise
Textual Discursiva (ATD) que, após a fase da unitarização, originou as categorias
Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP), Criatividade, Habilidades Sociais
Educativas (HSE), Interação e colaboração e Presencialidade, as quais estão
amplamente imbricadas na PPT, definindo a estrutura para a proposição conceitual
desta pesquisa. Conclusivamente, consideramos que essas categorias, ao
possibilitarem o desenvolvimento de estratégias pedagógicas, constituem, na PPT,
os princípios capazes de potencializar um PEAC. | por |
dc.contributor.advisor1 | Mallmann, Elena Maria | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4353719005526350 | por |
dc.contributor.referee1 | Hartmann, Luciana | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8454367473690262 | por |
dc.contributor.referee2 | Icle, Gilberto | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2227456713763579 | por |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Marilda Oliveira de | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7835230852202032 | por |
dc.contributor.referee4 | Biancalana, Gisela Reis | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0704025010266511 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2664305506336490 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |