Educar para a cidadania por meio da programação da tevê pública: a experiência da TVE de Porto Alegre/RS
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2018-03-28Metadatos
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Esta tese tem como tema a educação para a cidadania nas tevês públicas, delimitado em assuntos relacionados às tevês educativas, especificamente num olhar sob a programação própria da TVE de Porto Alegre, RS. A questão central proposta para problematizar o tema está definida na pergunta: como a TVE aciona estratégias de educação para a cidadania na sua programação própria? A justificativa de sua execução é a urgente necessidade de mudanças na conformação do sistema de comunicação brasileiro que está configurado com os canais comerciais no sistema aberto e grande parte dos canais de comunicação pública no sistema pago. Essa proposição de mudança só se realizará quando houver pressão da população junto ao Congresso Nacional para que sejam revistas as concessões públicas do setor de radiodifusão brasileiro. Nesse sentido, entendemos que é papel da própria comunicação pública educar a população na busca da cidadania, incluindo nessa perspectiva o direito à comunicação, considerando o direito a receber, produzir e difundir informações. Ações que levarão à democratização da comunicação no país e ao real propósito da comunicação pública, que deverá complementar o sistema privado e estatal. O objetivo geral deste estudo é analisar as estratégias de educação para a cidadania acionadas pela programação própria da TVE de Porto Alegre. Os objetivos específicos buscam problematizar o entendimento sobre educação para a cidadania no contexto de uma tevê pública; examinar a programação própria veiculada pela TVE de Porto Alegre e identificar as estratégias de educação para a cidadania acionadas pela programação. A metodologia é de natureza qualitativa, realizada através de estudo de caso. O método de análise tem por base a análise textual de material audiovisual, a partir de Casetti e Chio (1999), somado à análise documental e às entrevistas em profundidade. Nas considerações finais identificamos alguns passos da TVE em direção a uma educação para a cidadania a partir de estratégias presentes na programação, como a presença de diferentes grupos, o olhar através de perspectivas variadas, espaço para os acontecimentos locais e que partem da realidade das comunidades, as informações detalhadas, entre outros. Porém, ao mesmo tempo, há uma manutenção das práticas jornalísticas dos veículos comerciais, principalmente no que diz respeito ao formato dos programas e formas de participação ainda muito vinculadas às entrevistas. Nesse sentido, é premente pensar o fazer jornalístico e o papel de protagonista da população numa perspectiva onde a educação para a cidadania se faça efetiva.
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