dc.creator | Dellaquila, Allan Jeronymo | |
dc.date.accessioned | 2019-04-23T14:12:56Z | |
dc.date.available | 2019-04-23T14:12:56Z | |
dc.date.issued | 2018-08-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16291 | |
dc.description.abstract | In the history of mathematics some problems had special significance for the influence they
exerted in this development. Among these, we mention the classical Greek problems related
to construction with a non-graduated ruler and compass. In this work we will discuss
these problems, giving special focus to the trisection of the angle. These problems challenged
the intellectual power of many mathematicians and intellectuals for a long time, and it
was only in the nineteenth century that the impossibility of this construction, using only a
non-graduated ruler and compass, was demonstrated. The objective of this work is to present
these problems, to discuss their impossibility of resolution and to present, in the special
case of the trisection problem, possible resolutions using other instruments. We also present
a technique to approach the problem of angle trisection through Origami, which can
be used in the classroom. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Origami | por |
dc.subject | Trissecção do ângulo | por |
dc.subject | Problemas gregos | por |
dc.subject | Geometria de construção | por |
dc.subject | Angle trisection | eng |
dc.subject | Greek puzzles | eng |
dc.subject | Construction geometry | eng |
dc.title | O problema da trissecção | por |
dc.title.alternative | The trisection problem | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Na história da matemática alguns problemas tiveram um significado especial pela influência
que exerceram no seu desenvolvimento. Dentre esses, citamos os problemas clássicos
gregos relacionados à construção com régua não graduada e compasso. Neste trabalho
discutiremos esses problemas, dando enfoque especial ao da trissecção do ângulo. Esses
problemas desafiaram o poder intelectual de vários matemáticos e intelectuais durante
muito tempo, e somente no século XIX demonstrou-se a impossibilidade dessa construção
utilizando-se apenas régua não graduada e compasso. O objetivo deste trabalho é
apresentar esses problemas, discutir sua impossibilidade de resolução e apresentar, no
caso especial do problema da trissecção, resoluções possíveis utilizando-se outros instrumentos.
Apresentamos também uma técnica de abordagem do problema da trissecção do
ângulo através do Origami, que pode ser utilizada em sala de aula. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pansonato, Claudia Candida | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5048965212765046 | por |
dc.contributor.referee1 | Cesca Filho, Vitalino | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0048422446197920 | por |
dc.contributor.referee2 | Mathias, Carmen Vieira | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0112509701698645 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5793485138750580 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |