Estratégias de ensino para acadêmicos surdos na educação superior
Resumo
Este estudo tem como o objetivo entender de que forma as estratégias de ensino
utilizadas pelos professores contribuem para a aprendizagem de acadêmicos
surdos nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM). A pesquisa ancorou-se na abordagem qualitativa com sistematização a
partir da Análise de Conteúdo por categorias temáticas e nos discursos dos sujeitos
pesquisados a partir de entrevista e questionário, o uso dessas técnicas de coleta de
dados possibilitou analisar, as questões de inclusão, acessibilidade e as diferentes
estratégias que contribuem para que os acadêmicos surdos garantam sua
aprendizagem nos cursos que frequentam. Percebeu-se a necessidade de
mudanças na maneira de ensinar e que as estratégias de ensino utilizadas pelos
professores não contribuem para que os acadêmicos surdos possa acompanhar os
conteúdos, bem como a falta de ações para além da sala de aula que abranjam
também mudanças atitudinais, de relações e comunicação entre ouvintes e surdos.
Em conclusão, novos questionamentos foram pautados, o que confere a importância
e continuidade aos estudos nessa temática. Além disso, o foco da aprendizagem
dos surdos parece recair apenas sobre as estratégias de ensino associadas as
habilidades cognitivas e não com objetivo à garantia da permanência e da conclusão
dos estudos dos acadêmicos surdos que ingressam na Educação Superior.
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