Mostrar registro simples

dc.creatorMarchesan, Lidiene Jaqueline de Souza Costa
dc.date.accessioned2019-05-06T13:40:04Z
dc.date.available2019-05-06T13:40:04Z
dc.date.issued2018-07-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16375
dc.description.abstractThe goal of this study is to evaluate the psychological accompaniment of the student contributing to his academic development. A research was developed through descriptive qualitative approach, exploratory type. The method of psychological diagnosis offered the following forms of teaching, with the aid of an educational system, were introduced by e-mail to the participants of the research and an open interview. The interview was recorded to ensure the reliability of transcription, such as research requirements and research. The rules were paid for Content Analysis, with four categories: School Pathway to University Research: Improvement of Higher Education and Mental Health Schools in Higher Education. The results highlight the importance of organizing a positive campaign for development and academic performance. In conclusion, the main investments in research are implicit in the psychological policies in the university context of formation, having a professional area of activity, which allows greater reach to the subjective aspects, greater involvement in the learning and performance processes.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesempenho acadêmicopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectAcompanhamento psicológicopor
dc.subjectAcademic performanceeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectCollege educationeng
dc.subjectPsychological counselingeng
dc.titleDesempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológicopor
dc.title.alternativeAcademical performance: a [re] reading of the students’ learning processes considering psychological counseling in higher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo geral deste estudo, foi o de analisar se o acompanhamento psicológico auxilia o estudante contribuindo para o seu desempenho acadêmico. A pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa descritiva, tipo exploratória. Para identificar se o acompanhamento psicológico proporciona mudanças relacionadas à aprendizagem refletindo positivamente no desempenho acadêmico, foram utilizados como instrumentos, um questionário fechado com a ferramenta disponível pelo Google Drive, submetido via e-mail para os estudantes participantes da pesquisa e uma entrevista aberta. A entrevista foi gravada para garantir a fidedignidade da transcrição, as exigências e princípios éticos de uma pesquisa. Os dados coletados passaram pela Análise de Conteúdo, com quatro categorias: A eficácia do acompanhamento psicológico e seus benefícios; Percurso Escolar para a inserção na Universidade; A percepção do estudante sobre o Desempenho acadêmico e Saúde mental na Educação Superior. Os resultados permitiram evidenciar a necessidade e importância do acompanhamento psicológico na Educação Superior e que as intervenções realizadas agem de forma positiva para o desenvolvimento e desempenho acadêmico. Em conclusão, se destaca necessidade de maior investimento na pesquisa que implique nas intervenções psicológicas no contexto universitário de forma efetiva, considerando ser a área de atuação profissional, que permite maior proximidade aos aspectos subjetivos, posto que esses interferem nos processos de aprendizagem e desempenho.por
dc.contributor.advisor1Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261por
dc.contributor.referee1Schmidt, Carlo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7185372980306847por
dc.contributor.referee2Smeha, Luciane Najar
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6358416306582427por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0304916202082566por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International