O domínio do campo conceitual sobre processos de ensino e aprendizagem na formação inicial docente em ciências da natureza
Resumo
Esta pesquisa se propõe a analisar o domínio do campo conceitual sobre os processos de ensino e aprendizagem de um grupo de acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Unipampa campus de Uruguaiana-RS. Apresenta-se um estudo de caso com acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, os quais participaram da elaboração e desenvolvimento de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) para o ensino de Física na Educação Básica. Por meio da metodologia de Análise Textual Discursiva será apresentada uma análise qualitativa em profundidade do progresso dos esquemas, especialmente, no que diz respeito aos invariantes operatórios dos licenciandos, por meio de situações de ensino propostas de maneira progressiva e analisadas, segundo referenciais teóricos da teoria da aprendizagem significativa, dos campos conceituais e das teorias implícitas. Para tais ensaios apresenta-se o campo conceitual sobre processos de ensino e aprendizagem, no qual se destaca a importância do período de formação inicial para formação do professor reflexivo. Aspectos relevantes desta investigação apontam para indícios consistentes de aprendizagem significativa por parte dos licenciandos, no que se refere ao campo conceitual apresentado. Isso se evidencia por meio da substituição gradativa dos invariantes operatórios que, progressivamente, se tornaram verdadeiros conhecimentos científicos de acordo com os referenciais teóricos adotados. Por entender que o período de aprendizagem docente se inicia na formação inicial e se prolonga durante todo exercício de sua profissão, ressalta-se a importância da formação continuada com base na reflexão sobre a prática para melhoria contínua dos processos de ensino e aprendizagem.
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