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dc.creatorSpohr, Carla Beatriz
dc.date.accessioned2019-05-10T18:27:41Z
dc.date.available2019-05-10T18:27:41Z
dc.date.issued2018-12-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16528
dc.description.abstractThis research proposes to analyze the domain of the conceptual field about teaching and learning processes of an academics group of natural sciences degree from UNIPAMPA, campus Uruguaiana-RS. A case study is presented with academics of natural sciences degree, which participated in the elaboration and development of Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU) for the teaching of physics in basic education. Through the methodology of Discursive Textual Analysis will be presented an in-depth qualitative analysis of the progress of the schemes, especially, with regard to the operative invariants of undergraduates, through teaching situations proposed progressively and analyzed, according to theoretical references of meaningful learning theory, of conceptual fields and implicit theories. For such assays it is presented the conceptual field about processes of teaching and learning, in which it stands out the importance of initial formation period for the formation of reflexive teacher. Relevant aspects of this investigation points to consistent evidence of meaningful learning by the undergraduates, in which refers to conceptual field presented. This is evidenced by the gradual substitution of operative invariants that, progressively, have become true scientific knowledge according to the theoretical references adopted. By understanding that the period of teacher learning begins in initial formation and continues throughout the exercise of his profession, stands out the importance of continuing formation based on reflexion about the practice for continuous improvement of teaching and learning processes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectInvariantes operatóriospor
dc.subjectTeorias implícitas de mediaçãopor
dc.subjectProfessor reflexivopor
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectOperative invariantseng
dc.subjectImplicit theories of mediationeng
dc.subjectReflexive teachereng
dc.titleO domínio do campo conceitual sobre processos de ensino e aprendizagem na formação inicial docente em ciências da naturezapor
dc.title.alternativeThe domain of the conceptual field about teaching and learning processes in initial teacher training in natural scienceseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta pesquisa se propõe a analisar o domínio do campo conceitual sobre os processos de ensino e aprendizagem de um grupo de acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Unipampa campus de Uruguaiana-RS. Apresenta-se um estudo de caso com acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, os quais participaram da elaboração e desenvolvimento de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) para o ensino de Física na Educação Básica. Por meio da metodologia de Análise Textual Discursiva será apresentada uma análise qualitativa em profundidade do progresso dos esquemas, especialmente, no que diz respeito aos invariantes operatórios dos licenciandos, por meio de situações de ensino propostas de maneira progressiva e analisadas, segundo referenciais teóricos da teoria da aprendizagem significativa, dos campos conceituais e das teorias implícitas. Para tais ensaios apresenta-se o campo conceitual sobre processos de ensino e aprendizagem, no qual se destaca a importância do período de formação inicial para formação do professor reflexivo. Aspectos relevantes desta investigação apontam para indícios consistentes de aprendizagem significativa por parte dos licenciandos, no que se refere ao campo conceitual apresentado. Isso se evidencia por meio da substituição gradativa dos invariantes operatórios que, progressivamente, se tornaram verdadeiros conhecimentos científicos de acordo com os referenciais teóricos adotados. Por entender que o período de aprendizagem docente se inicia na formação inicial e se prolonga durante todo exercício de sua profissão, ressalta-se a importância da formação continuada com base na reflexão sobre a prática para melhoria contínua dos processos de ensino e aprendizagem.por
dc.contributor.advisor1Garcia, Isabel Krey
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3865537547314234por
dc.contributor.referee1Moreira, Marco Antonio
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5078954333145104por
dc.contributor.referee2Lemos, Evelyse dos Santos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4372577759829371por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3006889738861726por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentBioquímicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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