Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBulegon, Ana Marli
dc.creatorSilva, Maria Helena Quevedo Alves da
dc.date.accessioned2019-05-20T12:44:43Z
dc.date.available2019-05-20T12:44:43Z
dc.date.issued2010-12-08
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16581
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study aims to highlight the possibilities of changes in the practice of teacher education, trying to include innovations through the application of new technologies, with the intention of contributing to the educational use of computers and the Internet. This work was conducted through a field survey by means of a questionnaire administered to a group of ten teachers working in basic education in a universe of five public schools in the state of Santana do Livramento / RS and participating in last two years of continuing education in educational computing offered by the Núcleo de Tecnologia Educacional Livramento. (NTE / ProInfo / MEC). The questionnaire involved questions about the continuing education of teachers, the use of computers and the Internet in teaching practice as well as difficulties in applying these technologies in schools. Based on the data analysis we found that the use of computers and the Internet streamlines the teaching practice, awakening the students’ interest and participation. Meanwhile the teachers declared that the main difficulties for the use of computers and Internet at school was the lack of maintenance of the laboratories, equipment outdated, teachers’ lack of time to update skills and administrative management issues. In face of this reality training involving the use of technology in school was needed. For this purpose we elaborated planning a training to promote teachers' continuing education through the use of computers and the Internet to be held in NTE Santana do Livramento. All teachers and school managers who participated in the research and find it difficult to use the technologies have been invited.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectComputadorpor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectComputereng
dc.titleO computador e a internet na prática pedagógicapor
dc.title.alternativeComputer and internet in teaching practiceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo pretende destacar as possibilidades de mudanças na prática pedagógica do professor, buscando incluir inovações através da aplicação de novas tecnologias, com a intenção de contribuir para o uso pedagógico do computador e da Internet. Este trabalho foi realizado através de uma pesquisa de campo, por meio de um questionário aplicado a um grupo de dez professores que trabalham na educação básica em um universo de cinco escolas da rede pública estadual de Sant’ Ana do Livramento/RS e que participaram nos últimos dois anos da formação continuada em informática educativa oferecida pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Livramento (NTE/ProInfo/MEC). O questionário aplicado envolvia questões a respeito da formação continuada dos professores, da utilização do computador e da Internet na prática docente, bem como dificuldades encontradas para a aplicação dessas tecnologias na escola. Baseando-se na análise dos dados foi possível evidenciar que o uso do computador e da Internet dinamiza a prática docente, despertando o interesse e a participação dos alunos. Entretanto os docentes declararam como principais dificuldades para o uso do computador e da Internet na escola a falta de manutenção dos laboratórios, equipamentos defasados, falta de tempo dos professores para atualizações e capacitações e problemas de gestão administrativa. Diante dessa realidade sentiu-se a necessidade de uma capacitação envolvendo o uso das tecnologias na escola. Para tanto se elaborou o planejamento de uma capacitação para promover a formação continuada dos professores com o uso do computador e da Internet a ser realizada no NTE Livramento. Foram convidados a participar todos os professores e gestores das escolas que fizeram parte da pesquisa e que encontram dificuldades para o uso das tecnologias.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto