dc.contributor.advisor | Bolzan, Doris Pires Vargas | |
dc.creator | Silva, Izabel Vieira da | |
dc.date.accessioned | 2019-05-20T15:26:45Z | |
dc.date.available | 2019-05-20T15:26:45Z | |
dc.date.issued | 2009-10-30 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16587 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This work pretends think about the contributions of educational softwares like playful artifacts
capable to promote significant learning in the literacy process. The importance of this theme is on
the possibility of discussions about pedagogical praxis involved to the teach read and write of
students that enter in the school with six years old, as well as possible contribution for the
construction of pedagogical actions which stimulate the participation, interaction and creative and reflexive construction of knowledge in the children. They are guide questions of this study: how
educational softwares can contribute to the process of read and write construction on the initial
school years? What is the relevance of the educational softwares use in the teach read and write
praxis? Starting from the studies of Valente (2000) and Moran (2007), among other authors, is
emphasizing the use of informational and communicational technologies like mediums of
expansion of the read and write praxis on school context. Therefore, is emphasized the use of
educational softwares like didactic alternative capable to benefit the literacy process, in so far as
permit the access of the students to different form of read and write, expanding their language
knowledge. The conclusions emphasized the teacher like mediator in this process, as he plans
and promote playful activities which guide the students to the construction of their knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Softwares educativos | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Processo de letramento | por |
dc.subject | Educational softwares | eng |
dc.subject | Pedagogical praxis | eng |
dc.subject | Literacy process | eng |
dc.title | Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento | por |
dc.title.alternative | Educational softwares: a increase learning resource in the literacy resource | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições dos softwares educativos, como
ferramentas lúdicas capazes de propiciar aprendizagem significativa no processo de letramento. A
relevância desta temática reside na possibilidade de discutir sobre as práticas de ensino
envolvidas na alfabetização de alunos com ingresso na escola aos seis anos de idade; assim
como pela possibilidade de trazer contribuições para construção de ações pedagógicas que
incentivem a criança a participação, interatividade, descobertas e a construção do conhecimento.
Desta forma, têm-se como questionamentos norteadores do estudo: Como os softwares
educativos podem contribuir no processo de construção da leitura e da escrita iniciais? Qual a
relevância da utilização destes em práticas docentes de alfabetização? A partir dos estudos de
Valente (2000), Moran (2007) entre outros, destaca-se o uso das tecnologias da informação e
comunicação como instrumentos que viabilizam a ampliação das práticas de leitura e de escrita no
contexto escolar. Sublinha-se, portanto, a utilização de softwares educativos como alternativa
didática capaz de favorecer o processo de letramento na medida em que possibilitam acesso aos
alunos a diferentes formas de leitura e de escrita, ampliando seus saberes lingüísticos . Ressaltase,
o papel do professor como mediador desse processo numa relação de interatividade com o
objeto do conhecimento, pois ao planejar atividades lúdicas os alunos são desafiados a aprender
brincando que é essencial nessa fase de desenvolvimento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |