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dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorSilva, Izabel Vieira da
dc.date.accessioned2019-05-20T15:26:45Z
dc.date.available2019-05-20T15:26:45Z
dc.date.issued2009-10-30
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16587
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis work pretends think about the contributions of educational softwares like playful artifacts capable to promote significant learning in the literacy process. The importance of this theme is on the possibility of discussions about pedagogical praxis involved to the teach read and write of students that enter in the school with six years old, as well as possible contribution for the construction of pedagogical actions which stimulate the participation, interaction and creative and reflexive construction of knowledge in the children. They are guide questions of this study: how educational softwares can contribute to the process of read and write construction on the initial school years? What is the relevance of the educational softwares use in the teach read and write praxis? Starting from the studies of Valente (2000) and Moran (2007), among other authors, is emphasizing the use of informational and communicational technologies like mediums of expansion of the read and write praxis on school context. Therefore, is emphasized the use of educational softwares like didactic alternative capable to benefit the literacy process, in so far as permit the access of the students to different form of read and write, expanding their language knowledge. The conclusions emphasized the teacher like mediator in this process, as he plans and promote playful activities which guide the students to the construction of their knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSoftwares educativospor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectProcesso de letramentopor
dc.subjectEducational softwareseng
dc.subjectPedagogical praxiseng
dc.subjectLiteracy processeng
dc.titleSoftwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramentopor
dc.title.alternativeEducational softwares: a increase learning resource in the literacy resourceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições dos softwares educativos, como ferramentas lúdicas capazes de propiciar aprendizagem significativa no processo de letramento. A relevância desta temática reside na possibilidade de discutir sobre as práticas de ensino envolvidas na alfabetização de alunos com ingresso na escola aos seis anos de idade; assim como pela possibilidade de trazer contribuições para construção de ações pedagógicas que incentivem a criança a participação, interatividade, descobertas e a construção do conhecimento. Desta forma, têm-se como questionamentos norteadores do estudo: Como os softwares educativos podem contribuir no processo de construção da leitura e da escrita iniciais? Qual a relevância da utilização destes em práticas docentes de alfabetização? A partir dos estudos de Valente (2000), Moran (2007) entre outros, destaca-se o uso das tecnologias da informação e comunicação como instrumentos que viabilizam a ampliação das práticas de leitura e de escrita no contexto escolar. Sublinha-se, portanto, a utilização de softwares educativos como alternativa didática capaz de favorecer o processo de letramento na medida em que possibilitam acesso aos alunos a diferentes formas de leitura e de escrita, ampliando seus saberes lingüísticos . Ressaltase, o papel do professor como mediador desse processo numa relação de interatividade com o objeto do conhecimento, pois ao planejar atividades lúdicas os alunos são desafiados a aprender brincando que é essencial nessa fase de desenvolvimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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