Considerações sobre o outro e o comum a partir de Tzvetan Todorov: contribuições para a pesquisa educacional
Abstract
A presente dissertação dedica-se em investigar os conceitos outro e comum do pensador
franco-búlgaro Tzvetan Todorov a fim de aproximá-los das discussões acerca da alteridade no
campo entrecruzado da educação e da arte. Para tanto, a partir do percurso teóricometodológico
fundamentado no vestígio de Walter Benjamin e no exemplar de Todorov, nos
aproximamos da teoria todoroviana e buscamos, como materialidade da pesquisa, tratar de
dois exemplares do campo da arte, tendo por anelo refletir sobre como estes dois casos podem
ser utilizados como reflexos acabados de nossa sociedade atual, no que tange ao problema do
choque com o desconhecido e o diferente no âmbito de uma sociedade que preza o harmônico
e o dito “normal”. A proposta consiste em uma leitura dos casos sob o compasso todoroviano,
a fim de tratar sobre as relações (ou não-relações) estabelecidas no encontro com o outro que
se apresenta sob a forma de um ruído diante de um eu narcísico. Em análise, pontuamos as
possíveis repercussões que o encontro entre estes dois diferentes pode gerar, de forma a
problematizar os discursos que tangenciam a tolerância; pontuamos também as possíveis
reverberações geradas pela chegada de um outro dissonal no campo da educação e da arte.
Collections
The following license files are associated with this item: