O uso do vídeo como suporte em uma sala de segundo ano do ensino fundamental
View/ Open
Date
2018-12-15Author
Castro, Silvia Inês Lopes Fagundes de
Metadata
Show full item recordAbstract
Atualmente o uso do vídeo em sala de aula está associado a um “passatempo”. No entanto, esta técnica educacional possui grande importância para o aprendizado, sendo necessário mudanças de pensamento que levem a uma prática pedagógica reflexiva.O presente artigo teve como objetivo analisar a utilização de vídeos no processo de ensino e aprendizagem, com alunos do 2° ano de uma escola estadual de Cachoeira do Sul- RS. Este trabalho abordou a aplicação de vídeos didáticos complementando o conteúdo trabalhado em sala de aula, considerando como um recurso no qual as crianças conseguem compreender e dar significado ao conteúdo que é desenvolvido cotidianamente a partir dos objetivos propostos no Plano de Curso da escola. O aluno deixa de ser passivo para se tornar ativo no processo de aquisição de conhecimento, passando a desenvolver competências e habilidades tais como: pensar, observar, aprender, pesquisar, estimular leitura, propiciar o trabalho coletivo e individual com total autonomia. O trabalho demonstrou um aumento da interação entre os alunos través de discussões e aumento da curiosidade sobre o conteúdo. Nesse sentido, vídeo-aulas demonstram ser imprescindíveis, motivando e buscando partir de uma educação meramente tradicional para aulas mais dinâmicas e prazerosas que despertem a atenção do aluno fazendo com que sejam desafiados constantemente.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]
The following license files are associated with this item: