Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKonrath, Mary Lúcia Pedroso
dc.creatorVargas, Andressa Silveira
dc.date.accessioned2019-05-24T15:05:33Z
dc.date.available2019-05-24T15:05:33Z
dc.date.issued2018-12-21
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16645
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present research consisted of an analysis about the use of information and communication technologies in the initial teacher training in the Normal Course at the intermediate level. The general objective of this research was to investigate which ICT tools have been used by teacher trainers in the training of students of the Normal Course. Therefore, the specific objectives were to identify ICT tools used by teacher trainers and their effects on the teaching process; promoting reflection and discussion on the possibilities of using ICT tools in teacher training and contributing to the qualification of teacher training, enabling the construction of learning environments based on workshops on ICT use. The methodology adopted presents a qualitative approach, where data collection was done through the analysis of school documents and an online questionnaire with a group of eighteen teachers who form the Normal Course. The results collected were analyzed in research categories: ICT tools integrated into pedagogical practice, ICTs as resources to diversify classes and difficulties and facilities for the use of ICTs in the context of the school. Through the study, it was possible to reflect on the importance of understanding and appropriation of the tools of Information and Communication Technologies for their use with quality in pedagogical practices. Demonstrating that only the equipment is not a guarantee of attractive and diversified classes, but it is necessary to mobilize efforts in order to enable the teachers to integrate the technological tools and to extend their repertoires of practices effectively.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectCurso normalpor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectNormal courseeng
dc.titleUso das TIC na formação inicial de professores no curso normal em nível médio em uma escola estadual de Santa Mariapor
dc.title.alternativeThe use of ICT in initial teacher training in the normal level course at a state school in Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa constitui-se de uma análise acerca da utilização das tecnologias da informação e comunicação na formação inicial de professores no Curso Normal em nível médio. O objetivo geral desta pesquisa consistiu em investigar, quais ferramentas das TIC têm sido utilizadas pelos professores formadores na formação de alunos do Curso Normal. Para tanto, delineou-se como objetivos específicos, identificar as ferramentas das TIC utilizadas pelos professores formadores e os efeitos das mesmas no processo de ensino; promovendo a reflexão e discussão sobre as possibilidades da utilização das ferramentas das TIC na formação de professores e contribuir na qualificação da formação de professores, possibilitando a construção de ambientes de aprendizagem a partir de oficinas sobre uso das TIC. A metodologia adotada apresenta uma abordagem qualitativa, onde a coleta de dados se deu por meio da análise de documentos da escola e questionário online com um grupo de dezoito professores formadores do Curso Normal. Os resultados coletados foram analisados em categorias de investigação: Ferramentas da TIC integradas à prática pedagógica, as TIC como recursos para diversificar as aulas e dificuldades e facilidades do uso das TIC no contexto da escola. Através do estudo feito, foi possível refletir sobre a importância da compreensão e apropriação das ferramentas das Tecnologias da Informação e Comunicação para sua utilização com qualidade nas práticas pedagógicas. Demonstrando que somente o equipamento não é garantia de aulas atrativas e diversificadas, mas é preciso mobilizar esforços a fim de capacitar os professores para que estes integrem as ferramentas tecnológicas e ampliem seus repertórios de práticas efetivamente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto