Inserção das novas tecnologias no ensino de história utilizando imagens
Resumen
O ensino regular atual vem passando por um período de grandes transformações com a chegada das tecnologias da informação e comunicação (TIC), ou seja, a modernidade integra-se a novas áreas de conhecimento e de novos comportamentos sociais de consumo. Com isso o ensino de História precisa aperfeiçoar novas metodologias educacionais e incorporar as TICs ao processo de inclusão digital. Partindo-se deste pressuposto, necessita-se de melhores métodos de ensino para o aprendizado dos educandos em sala de aula, deve-se possibilitar uma melhor investigação sobre o aprendizado de História com a constante reflexão, debates, e da fixação do conteúdo de uma forma globalizante e dinâmica. Neste contexto, busca-se abordar os benefícios da união pedagógica entre as tecnologias aplicadas ao ensino de História. Esta pesquisa tem o objetivo de realizar um estudo sobre as TIC aplicadas ao ensino de História, como também, inserir na prática a utilização das mesmas nas aulas. A metodologia utilizada classifica-se como pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O trabalho foi realizado com alunos das turmas de 8º série de uma escola de Ensino Fundamental da cidade de Cruz Alta. Buscou-se associar a teoria com a imagem (representação de fatos históricos por meio de slides). Os resultados foram conclusivos e esperados, isto é, foi possível inserir as tecnologias no ensino de História por meio da utilização de imagens (iconografia histórica e atual). Constatou-se que as aulas se tornaram mais dinâmicas, proporcionando ao aluno uma maior aproximação visual da época e do fato contado. Por meio das TIC foi possível inserir visualmente fatos, instigando a curiosidade, a participação e o debate discente/docente.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: