Escrita colaborativa a exemplo da Wikipedia: uma proposta didática para o ensino médio
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo abordar o conceito de escrita colaborativa (EC) e entender como este pode ser aplicado em sala de aula no ensino médio, por meio de uma proposta didática com base em um dos assuntos indicados pelas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEMS) na área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, na disciplina de Língua Estrangeira Moderna Espanhol. Dessa forma, ao longo do trabalho serão mobilizados os conceitos de escrita colaborativa, Wikipédia e Google Docs, por meio da literatura centrada nos assuntos. A proposta didática constitui-se em seguir o modelo de texto colaborativo no que ocorre em páginas na Wikipédia, na qual são encontrados textos advindos de pesquisas colaborativas de autores voluntários, que se propõem a contribuir com o que sabem sobre determinado assunto. Com isso espera-se construir uma proposta na qual estudantes do Ensino Médio possam escrever colaborativamente sobre o assunto “educação: sistema educativo, estrutura educacional, inclusão/exclusão (social e étnica), função política e social da educação etc”, proposto pelas OCEMS, através da mobilização de suas reflexões críticas, conhecimentos de mundo, pesquisas a textos e vídeos, culminando em um texto colaborativo e hipermidiático através da plataforma Google Docs e que depois pode ser compartilhado em um blog ou página no Facebbok para dar visibilidade ao trabalho realizado pelos estudantes. Os objetivos do trabalho são mobilizar os conceitos de escrita colaborativa, Wikipédia e Google Docs, bem como ao final apresentar uma proposta didática envolvendo texto com escrita colaborativa.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: