Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCordenonsi, Andre Zanki
dc.creatorMachado, Mayara da Silva
dc.date.accessioned2019-05-24T15:49:02Z
dc.date.available2019-05-24T15:49:02Z
dc.date.issued2019-03-12
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16647
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe present work aims to approach the concept of collaborative writing (CW) and to understand how this can be applied in a high school classroom, by means of a didactic proposal based on one of the subjects indicated by the High, School Curricular Orientations (HSCO) in the Languages, codes and their technologies area of the Modern Foreign Spanish Language discipline. This way, over the course of the work, the concepts of collaborative writing, Wikipedia and Google Docs, will be mobilized by means of the literature centered on the matters. The didactic proposal is constituted in following the collaborative text model that occurs in Wikipedia pages, in which are found texts accrued from collaborative research made by voluntary authors, who propose themselves to contribute with what they know about the determined matter. With that it is expected to build a proposal in which the high school students can write collaboratively about the subject of “education: educative system, educational structure, social/ethnic inclusion and exclusion, social and political function of the education etc.” proposed by the HSCO, through mobilization of their critical reflections, world knowledge, text and video research, culminating in a collaborative and hypermidiatic text through the Google Docs platform which could be shared afterwards in a blog or Facebook page to give visibility to the work accomplished by the students. The objectives of the present work are to mobilize the concepts of collaborative writing, Wikipedia and Google Docs, as well as to present a didactic proposal involving text with collaborative writing.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscrita colaborativapor
dc.subjectWikipédiapor
dc.subjectGoogle docseng
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectInformática na educaçãopor
dc.subjectTecnologias educacionais em redepor
dc.subjectCollaborative writingeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectInformatics in educationeng
dc.subjectNetworked educational technologieseng
dc.titleEscrita colaborativa a exemplo da Wikipedia: uma proposta didática para o ensino médiopor
dc.title.alternativeCollaborative writing with Wikipedia as an example: a didactic proposal for high schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo abordar o conceito de escrita colaborativa (EC) e entender como este pode ser aplicado em sala de aula no ensino médio, por meio de uma proposta didática com base em um dos assuntos indicados pelas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEMS) na área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, na disciplina de Língua Estrangeira Moderna Espanhol. Dessa forma, ao longo do trabalho serão mobilizados os conceitos de escrita colaborativa, Wikipédia e Google Docs, por meio da literatura centrada nos assuntos. A proposta didática constitui-se em seguir o modelo de texto colaborativo no que ocorre em páginas na Wikipédia, na qual são encontrados textos advindos de pesquisas colaborativas de autores voluntários, que se propõem a contribuir com o que sabem sobre determinado assunto. Com isso espera-se construir uma proposta na qual estudantes do Ensino Médio possam escrever colaborativamente sobre o assunto “educação: sistema educativo, estrutura educacional, inclusão/exclusão (social e étnica), função política e social da educação etc”, proposto pelas OCEMS, através da mobilização de suas reflexões críticas, conhecimentos de mundo, pesquisas a textos e vídeos, culminando em um texto colaborativo e hipermidiático através da plataforma Google Docs e que depois pode ser compartilhado em um blog ou página no Facebbok para dar visibilidade ao trabalho realizado pelos estudantes. Os objetivos do trabalho são mobilizar os conceitos de escrita colaborativa, Wikipédia e Google Docs, bem como ao final apresentar uma proposta didática envolvendo texto com escrita colaborativa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto