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dc.creatorOliveira, Cássio Pereira
dc.date.accessioned2019-05-27T12:21:14Z
dc.date.available2019-05-27T12:21:14Z
dc.date.issued2018-08-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16657
dc.description.abstractThis paper deals with the relationship between the new communication technologies and historical education based on a case study conducted in a high school class integrated with technical education. In this sense, we tried to understand how historical consciouness – understood by the temporal orientation function exerted by the culture within the subjects – of young high school students works and interprets the story taking as object the vlogs, virtual diaries filmed and publicly displayed within the Internet, on video sharing sites such as YouTube. Using both communication, education and historical education theorists, students were asked to interpret the video "snapwhatsinstagram" by Whindersson Nunes, a famous Brazilian vlogger, where, from an autobiographical experience, he traces his own vision about communication within the 21th Century. The students' interpretation of the video, such as the habits they maintain in relation to the Internet, were captured in a questionnaire, aiming at shaping this subjectivity and enabling the production, organization and analysis of these same data. The students, young people in their 16 and 19 years of high connectivity and precise interests within the network and YouTube, related to their daily life of high school students, interpreted the video from the conceptions of history coming from other spheres, such as common sense and the school itself. It has been concluded, therefore, that the network and the virtual diaries do not in themselves have an ability to change the ways in which history is interpreted by subjects. Before that, they disguise extremely conservative forms of understanding of history, and even ideologies, in a problem that can only be resolved by the ever closer contact with our own culture and history.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação históricapor
dc.subjectVlogspor
dc.subjectConsciência históricapor
dc.subjectComunicação em redepor
dc.subjectHistorical educationeng
dc.subjectHistorical consciounesseng
dc.subjectNetwork communicationseng
dc.titleO vlogueiro e o educador: pensando a consciência histórica dos jovens alunos em sites de compartilhamento de vídeospor
dc.title.alternativeThe vlogger and the educator: thinking the historical consciounes os young students in video sharing siteseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho trata da relação entre as novas tecnologias da comunicação e a educação histórica a partir de um estudo de caso conduzido em uma turma de ensino médio integrado ao ensino técnico. Neste sentido, buscamos entender como a consciência histórica – compreendida pela função de orientação temporal exercida pela cultura no interior dos sujeitos – dos jovens alunos de ensino médio funciona e interpreta a história tomando como objeto os vlogs, diários virtuais filmados e exibidos publicamente dentro da Internet, em sites de compartilhamento de vídeos como o YouTube. Utilizando-se tanto de teóricos da aérea de comunicação, quanto da educação e da educação histórica, foi pedido aos alunos que interpretassem o vídeo “SNAPWHATSINSTAGRAM”, de Whindersson Nunes, famoso vlogueiro brasileiro, aonde, a partir de uma experiência autobiográfica, traça uma visão própria acerca da comunicação dentro do séc. XXI. A interpretação dos alunos acerca do vídeo, como hábitos que estes mantém com relação à Internet, foram capturados em um questionário, visando dar forma a esta subjetividade e possibilitando a produção, organização e análise destes mesmos dados. Os alunos, jovens na faixa dos 16 e 19 anos, de alta conectividade e interesses precisos dentro da rede e YouTube, relacionado ao seu cotidiano de jovens de ensino médio, interpretaram o vídeo a partir das concepções de história vindas de outras esferas, como o senso comum e a própria escola. Concluiu-se, portanto, que a rede e os diários virtuais não têm, por si mesmos, uma capacidade de alterar as formas pelas quais a história é interpretada pelos sujeitos. Antes disso, disfarçam formas extremamente conservadoras de entendimento de história, e até mesmo ideologias, em um problema que só pode ser resolvido pelo contato cada vez mais íntimo com a nossa própria cultura e nossa história.por
dc.contributor.advisor1Cunha, Jorge Luiz da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7227767555433465por
dc.contributor.referee1Fronza, Marcelo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032por
dc.contributor.referee2Pacheco, Claudia Regina Costa
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6290607002629777por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8151005668925510por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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