Histórias de vida e narrativas de quatro professoras normalistas
Resumo
O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e
Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e
Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM). A questão desencadeadora da pesquisa é: As trajetórias de vida e as
experiências das colaboradoras podem nos levar a compreender as mudanças
sociais na formação docente? Dessa questão suscitam outras que contribuem nesse
processo investigativo: Quais as construções de docência? O que compreendem por
formação profissional? O que vem a ser o trabalho docente para elas? Como e quais
as experiências de vida influenciam suas trajetórias?O que buscam ao escolher o
curso Normal?A pesquisa tem por objetivo compreender as escolhas da formação
profissional e discutir a formação docente através das trajetórias de vida narrada por
quatro Professoras Normalistas do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac. A
abordagem será qualitativa, fazendo uso de história de vidas na perspectiva da
pesquisa narrativa. As colaboradoras foram alunas que cursaram o Curso Normal e
que já possuíam uma licenciatura. O trabalho abordará a trajetória de formação
profissional dessas mulheres, a formação docente e também aspectos da
experiência a partir das narrativas de vida contadas pelas entrevistadas.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: