As manifestações do brincar no recreio de turmas de educação infantil
Resumo
O recreio é um dos poucos momentos que, possivelmente, as crianças podem se encontrar de uma maneira livre e espontânea. Ao se encontrarem as crianças acabam por desenvolver a imaginação, transformando muitas vezes o espaço que lhes foi disponibilizado em inúmeros cenários. Com isso, está sendo desenvolvido o brincar espontâneo, momento em que a criança consegue se relacionar com o meio, elaborando conceitos e relações, trocando ideias, expressando-se corporalmente e interagindo com o mundo. A partir disso, o presente estudo tem como objetivo geral analisar como as crianças vivenciam o brincar no recreio escolar de turmas da Educação Infantil nas escolas municipais de Novo Cabrais - RS. A pesquisa é caracterizada como uma pesquisa etnográfica, os sujeitos desta pesquisa foram os alunos de quatro turmas da Educação Infantil do município de Novo Cabrais - RS. Na pesquisa observou-se que os espaços disponíveis para o brincar eram distintos nas escolas investigadas, e, além disso, os tempos oportunizados para o brincar variaram, desde flexível até restritivo. Já, as ações das crianças variaram conforme a escola e, também, conforme a situação a que eram expostas. A natureza das atividades foi predominante a lúdica, sendo muito presente o faz de conta. O acompanhamento do recreio era feito por monitores ou então professoras e estagiária. Chegando-se ao final deste trabalho avalia-se que o mesmo proporcionou a pesquisadora um melhor entendimento acerca das manifestações do brincar no recreio de turmas da Educação Infantil do município de Novo Cabrais - RS.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
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