dc.contributor.advisor | Camargo, Maria Cecília da Silva | |
dc.creator | Elesbão, Heloisa | |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T11:54:18Z | |
dc.date.available | 2019-05-29T11:54:18Z | |
dc.date.issued | 2018-12-20 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16687 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | Recess is one of the few moments that, possibly, children can meet in a free and spontaneous way. When they find the children, they eventually develop their imagination, often transforming the space that has been made available to them in countless scenarios. With this, spontaneous play is being developed, at which time the child can relate to the environment, developing concepts and relationships, exchanging ideas, expressing oneself and interacting with the world. From this, the present study has as general objective to analyze how the children experience play in the school playground of classes of the infantile education in the municipal schools of Novo Cabrais - RS. The research is characterized as an ethnographic research, the subjects of this research were the students of four classes of Early Childhood Education in the municipality of Novo Cabrais - RS. In the research it was observed that the spaces available to play were different in the schools investigated, and, in addition, the opportunities for play varied from flexible to restrictive. Already, the actions of the children varied according to the school and, also, according to the situation to which they were exposed. The predominant nature of the activities was the ludic one, being very present the account. Coming to the end of this work is evaluated that it provided the researcher a better understanding of the manifestations of play in the recreation of classes of Early Childhood Education in the municipality of Novo Cabrais - RS. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Recreio | por |
dc.subject | Child education | eng |
dc.subject | Play | eng |
dc.subject | Recreation | eng |
dc.title | As manifestações do brincar no recreio de turmas de educação infantil | por |
dc.title.alternative | The manifestations of playing in the recreation of children's education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | O recreio é um dos poucos momentos que, possivelmente, as crianças podem se encontrar de uma maneira livre e espontânea. Ao se encontrarem as crianças acabam por desenvolver a imaginação, transformando muitas vezes o espaço que lhes foi disponibilizado em inúmeros cenários. Com isso, está sendo desenvolvido o brincar espontâneo, momento em que a criança consegue se relacionar com o meio, elaborando conceitos e relações, trocando ideias, expressando-se corporalmente e interagindo com o mundo. A partir disso, o presente estudo tem como objetivo geral analisar como as crianças vivenciam o brincar no recreio escolar de turmas da Educação Infantil nas escolas municipais de Novo Cabrais - RS. A pesquisa é caracterizada como uma pesquisa etnográfica, os sujeitos desta pesquisa foram os alunos de quatro turmas da Educação Infantil do município de Novo Cabrais - RS. Na pesquisa observou-se que os espaços disponíveis para o brincar eram distintos nas escolas investigadas, e, além disso, os tempos oportunizados para o brincar variaram, desde flexível até restritivo. Já, as ações das crianças variaram conforme a escola e, também, conforme a situação a que eram expostas. A natureza das atividades foi predominante a lúdica, sendo muito presente o faz de conta. O acompanhamento do recreio era feito por monitores ou então professoras e estagiária. Chegando-se ao final deste trabalho avalia-se que o mesmo proporcionou a pesquisadora um melhor entendimento acerca das manifestações do brincar no recreio de turmas da Educação Infantil do município de Novo Cabrais - RS. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |