O corpo e a relação com o mundo: a educação física e as pessoas com necessidades educacionais especiais
Resumo
O corpo é expressão, é sentimento, é vida, através dele mostramos o que somos. A nossa
relação com o mundo se dá através do corpo. Esse aspecto nos faz pensar na união de duas
áreas de conhecimento: Educação Especial e Educação Física, como possíveis e
transformadoras, buscando um refletir e repensar a educação, com pensamentos sobre
diversidade, diferente, inclusão, dentre outros aspectos. E, assim, nos tornamos impulsionados
a buscar, encontrar respostas para os nossos questionamentos, e um deles é o tema deste
estudo: o corpo de alunos com necessidades educacionais especiais como meio de
relacionamento com o mundo. Pretende-se com este estudo, mostrar como professores de
Educação Física trabalham o corpo de alunos com necessidades educacionais especiais como
meio de relacionamento com o mundo. Esta pesquisa caracteriza-se como Estudo de caso,
dentro de uma abordagem qualitativa, a entrevistada foi 01 professora de Educação Física,
que desenvolve suas atividades com os alunos com necessidades educacionais especiais, de
uma escola da rede pública no município de Balneário Camboriú/SC/Brasil. Teve-se como
encaminhamentos metodológicos: identificação das escolas que possuem alunos com
necessidades educacionais especiais que participam das aulas de Educação Física; aplicação
da entrevista semi-estruturada com a professora que trabalha com os alunos com necessidades
educacionais especiais, transcrição e análise dos dados. Pensar no trabalho do corpo com os
alunos com necessidades educacionais especiais como meio de relacionamento com o mundo
é essencial e extremamente importante, é uma maneira de repensar a educação e tentar driblar
aquilo que o mercado impõe. Aprender a conviver com a diversidade e valorizá-la é
fundamental, é fazer uma leitura com olhos de quem aceita o mundo com as diversas
diferenças, as quais brotam da individualidade do ser humano, é ajudar a construir um mundo
novo, Gaio (2006). Não aceitar a diferença, não reconhecê-la e não fazer dela instrumento de
construção, crescimento social e igualdade entre pessoas. É preciso pensar na aceitação da
diferença, reconhecer a diferença, fazer dela um instrumento de construção, crescimento
social e igualdade entre pessoas. O que for feito nos dias de hoje em nome da questão da
deficiência terá significados no mundo de amanhã.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
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