O ensino de trigonometria no ensino médio: uma abordagem com a resolução de problemas
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o ensino da trigonometria, usando o método de resolução de problemas de George Polya. O estudo foi desenvolvido durante o ano de 2018 com uma turma do 2° ano do ensino médio da Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros, da cidade de Cachoeira do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Foram utilizados como referencial teórico as obras A arte de resolver problemas de George Polya, A magia dos números de Paul Karson e os conteúdos destinados ao ensino de trigonometria no ensino médio. Na proposta a desenvolver com os estudantes foram utilizados desde os conceitos mais simples como o de ângulos, triângulos e distâncias para, abstraindo desses, os conceitos de seno, cosseno, tangente, lei dos senos e lei do cosseno. Esta atividade foi executada através de trabalhos práticos, com o auxílio de utensílios do dia a dia, entre outros a construção de um teodolito artesanal utilizado no cálculo da altura e distância de pontos turísticos de nossa cidade. Os pontos turísticos utilizados para a atividade foram: A chaminé do Engenho Brasil e o silo ao lado; o silo da CESA; a Igreja Matriz Santo Antônio; A Catedral Nossa Senhora da Conceição; a Igreja Matriz de São José e o Templo Martin Lutero. Foi oportunizado aos estudantes levantar hipóteses e verificar sua veracidade tirando suas conclusões. Os resultados obtidos evidenciaram que o ensino da trigonometria, tendo como base aplicações de problemas pertinentes à realidade do contexto social do estudante, pode tornar-se um aliado de grande valia para o aprendizado, tornando muito mais claros os conceitos sobre o tema e, assim, facilitando seu conhecimento.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: