A participação dos professores em processos de formação continuada, em serviço
Resumo
Esse artigo apresenta uma caracterização analítica das formas de participação de professores
de educação física no “Processo de Formação Continuada: ações entre o CEFD-UFSM e os
professores de Educação Física da Quarta Colônia – RS”, realizado nos anos de 2007/2008,
seguindo referencial baseado em García (1999), Nóvoa (1995), Tardiff (2002), Bordenave
(1994), Souza (2005), Jacobi (2005) e Freire (2003). Foi elaborado a partir das informações
coletadas através de grupo focal e a análise pautou-se em uma abordagem qualitativa. Como
resultados, podemos salientar que a participação acontece subjetivamente em função da
construção coletiva entre os pares, mas ainda, para boa parte dos professores acontece de
forma passiva, ou seja, a receber formação. As dificuldades encontradas abafam a motivação
apresentada para participarem dos espaços de formação e a formação é mais bem aceita
quando é sugestionada pelas IES.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
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