A produção discursiva de uma infância surda escolarizada: escritas biografemáticas
Resumo
Este trabalho foi realizado a partir da pesquisa de mestrado cujo objetivo principal foi problematizar a existência de uma infância surda escolarizada. Como metodologia de trabalho foram construídos biografemas, no sentido do neologismo de Barthes (1984), como um jeito de fotografar momentos vividos e histórias contadas em forma de palavras escritas no papel. Para pensar o encadeamento da pesquisa, foi tomado como problema o seguinte enunciado: conhecer e problematizar a produção de discursos que inventam uma infância surda escolarizada. Neste sentido, cada biografema realizado iniciou um capítulo da dissertação, sendo esta permeada pela discussão a partir de uma fundamentação teórica com base nos Estudos Surdos e Estudos Culturais em educação. Os conceitos principais que moveram esta investigação atuam de uma perspectiva em que a infância é uma invenção da humanidade, que a escola, uma maquinaria constituída na modernidade, é um dispositivo que trata de normalizar os corpos infantis e que a Língua Brasileira de Sinais (Libras), considerada a primeira língua dos sujeitos surdos, tem centralidade nas escolas de surdos, local onde muitas famílias depositam suas expectativas em relação à aprendizagem e constituição dos infantis surdos. Com aporte nas práticas discursivas e não discursivas, problematizações são tecidas em torno de uma infância surda escolarizada.
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