Tecnologias da informação e da comunicação em sala de aula
Visualizar/ Abrir
Data
2010-12-10Autor
Santos, Nara Fátima Oliveira dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo tem como propósito apresentar os resultados da investigação realizada em uma escola de ensino fundamental da rede pública municipal, tendo como objetivo desvendar causas das dificuldades para inclusão de TIC’s (tecnologias da informação e comunicação) nesse contexto escolar. Assim, uma vez detectadas as causas, apresentar sugestões para a inclusão de TIC’s na escola em questão. Dadas as características dessa investigação, foi escolhida como metodologia, uma abordagem quanti-qualitativa, envolvendo um público-alvo constituído por professores, alunos, além do monitor da Sala de Informática da referida escola. Na oportunidade, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas. Através dos dados coletados pelos instrumentos de investigação citados, foi possível tomar conhecimento de que um número significativo dos alunos dessa escola não está devidamente familiarizado com as tecnologias. Da mesma forma, a grande maioria dos professores se encontra em situação semelhante. Esses educadores, por desconhecerem a realidade que envolve seus alunos no que diz respeito ao domínio de TIC’s, sentem-se reticentes em aventurarem-se a explorar recursos tecnológicos como ferramentas didático-pedagógicas, havendo necessidade de reestruturar o plano de ação para inserir TIC’s, através da oferta de oficinas a alunos e professores, com a finalidade de capacitá-los ao uso adequado desses recursos tecnológicos.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: