dc.contributor.advisor | Mussoi, Eunice Maria | |
dc.creator | Santos, Nara Fátima Oliveira dos | |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T12:56:08Z | |
dc.date.available | 2019-06-07T12:56:08Z | |
dc.date.issued | 2010-12-10 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16784 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article is meant to present the results of research carried out in an elementary school of municipal public network focused unveil causes difficulties for inclusion of ICTs (information and communication technologies) in the school context. So, once detected the causes, submit suggestions for the inclusion of ICT's in the school in question. Given the characteristics of this research, was chosen as a methodology, a quanti-qualitative approach, involving an audience consisting of: teachers, students, and monitor computer room of that school. In this occasion, questionnaires were applied and conducted interviews. Through the data collected by the tools of research cited, it was possible to become aware that a significant number of students of this school is not sufficiently familiar with the technologies. Similarly, the vast majority of teachers is in similar situation. These educators, by ignorance of the fact that engages students in the field of ICT 's, feel reluctant to venture onto the explore technological resources like tools, pedagogical and didactic-need to restructure the plan of action to insert ICT 's, by offering workshops to students and teachers to enable them to the proper use of technological resources. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | por |
dc.subject | Technology | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Learning difficulties | eng |
dc.title | Tecnologias da informação e da comunicação em sala de aula | por |
dc.title.alternative | Information and communication technologies in the classroom | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem como propósito apresentar os resultados da investigação realizada em uma escola de ensino fundamental da rede pública municipal, tendo como objetivo desvendar causas das dificuldades para inclusão de TIC’s (tecnologias da informação e comunicação) nesse contexto escolar. Assim, uma vez detectadas as causas, apresentar sugestões para a inclusão de TIC’s na escola em questão. Dadas as características dessa investigação, foi escolhida como metodologia, uma abordagem quanti-qualitativa, envolvendo um público-alvo constituído por professores, alunos, além do monitor da Sala de Informática da referida escola. Na oportunidade, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas. Através dos dados coletados pelos instrumentos de investigação citados, foi possível tomar conhecimento de que um número significativo dos alunos dessa escola não está devidamente familiarizado com as tecnologias. Da mesma forma, a grande maioria dos professores se encontra em situação semelhante. Esses educadores, por desconhecerem a realidade que envolve seus alunos no que diz respeito ao domínio de TIC’s, sentem-se reticentes em aventurarem-se a explorar recursos tecnológicos como ferramentas didático-pedagógicas, havendo necessidade de reestruturar o plano de ação para inserir TIC’s, através da oferta de oficinas a alunos e professores, com a finalidade de capacitá-los ao uso adequado desses recursos tecnológicos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |