Espaços de reconhecimento no campo político: análise de dispositivos imagéticos e interativos
Resumo
Esta pesquisa parte da hipótese de que o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), Voz do Brasil e similares, neste trabalho denominados lugares comuns do campo político, não geram reconhecimento nos eleitores. Por isso tem como objetivo estudar a capacidade das redes sociais digitais, em especial do Facebook, de se tornarem espaços de reconhecimento do campo político, através do dispositivo audiovisual. Ao final do trabalho, busca-se fazer uma reflexão do cruzamento entre o espaço de reconhecimento, o dispositivo e os efeitos para a construção da imagem política. A metodologia consistiu em uma pesquisa bibliográfica sobre os efeitos de reconhecimento, dispositivo audiovisual e imagem, juntamente com análises de outros pesquisadores sobre política e midiatização, contando também com um breve histórico da propaganda política no Brasil, para uma comparação entre os regramentos de eleições anteriores aos que estão em vigor. Buscou também explicar a hipótese dos lugares comuns do campo político, e propor a discussão sobre o potencial das redes sociais, além de uma análise das lives do prefeito eleito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), dividida por eixos, que foram definidos como importantes para que haja o reconhecimento: aparência, enquadramento, narração e interação. Como resultado observou-se que a potencialidade em torno de dispositivos imagéticos e interativos, como o Facebook Live, é principalmente na questão das principais características da política, que são o debate e a liberdade de expressão, serem asseguradas pelo dispositivo.
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