Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMortari, Elisângela Carlosso Machado
dc.creatorCeretta, Pietra Marcuzzo
dc.date.accessioned2019-06-10T11:53:29Z
dc.date.available2019-06-10T11:53:29Z
dc.date.issued2017-12-12
dc.date.submitted2017
dc.identifier.citationCERETTA, P. M. Espaços de reconhecimento no campo político: análise de dispositivos imagéticos e interativos. 2017. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16808
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis research starts from the hypothesis that the HGPE, the voice of Brazil and alike, in the present paper denominated as common places of the political field, do not cause any recognition on the voters. Therefore, this paper aims at studying the ability of social networks, especially Facebook, to become spaces that provide recognition of the political field through the audiovisual device. At the end of the work, there is a reflection on the intersection between the recognition space, the device and the effects for the construction of the political image. The methodology consisted of a bibliographical research on the effects of recognition, audiovisual device and image, along with other researchers’ analyses on politics and mediatization, also reckoning on a brief history of political advertising in Brazil, in order to make a comparison between the previous electoral rules with those that are in force. The paper also explains the hypothesis of common places in the political field, as well as a discussion on the potential social networks have, along with an analysis of the lives of the elected Mayor of Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), divided by axles, that were defined as important for the recognition to happen: appearance, framing, arguments, and interaction. As a result, it has been observed that the potentiality around imagetical and interactive devices, such as Facebook Live, is mainly on the issue of the main features of politics, which are debate and freedom of expression, to be ensured by the device.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEspaço de reconhecimentopor
dc.subjectRedes sociais digitaispor
dc.subjectAudiovisualpor
dc.subjectImagem políticapor
dc.subjectRecognition spaceeng
dc.subjectSocial networkseng
dc.subjectPolitical imageeng
dc.titleEspaços de reconhecimento no campo político: análise de dispositivos imagéticos e interativospor
dc.title.alternativeRecognition spaces in the political field: analysis of imagectical and interactive deviceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Relações Públicaspor
dc.description.resumoEsta pesquisa parte da hipótese de que o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), Voz do Brasil e similares, neste trabalho denominados lugares comuns do campo político, não geram reconhecimento nos eleitores. Por isso tem como objetivo estudar a capacidade das redes sociais digitais, em especial do Facebook, de se tornarem espaços de reconhecimento do campo político, através do dispositivo audiovisual. Ao final do trabalho, busca-se fazer uma reflexão do cruzamento entre o espaço de reconhecimento, o dispositivo e os efeitos para a construção da imagem política. A metodologia consistiu em uma pesquisa bibliográfica sobre os efeitos de reconhecimento, dispositivo audiovisual e imagem, juntamente com análises de outros pesquisadores sobre política e midiatização, contando também com um breve histórico da propaganda política no Brasil, para uma comparação entre os regramentos de eleições anteriores aos que estão em vigor. Buscou também explicar a hipótese dos lugares comuns do campo político, e propor a discussão sobre o potencial das redes sociais, além de uma análise das lives do prefeito eleito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), dividida por eixos, que foram definidos como importantes para que haja o reconhecimento: aparência, enquadramento, narração e interação. Como resultado observou-se que a potencialidade em torno de dispositivos imagéticos e interativos, como o Facebook Live, é principalmente na questão das principais características da política, que são o debate e a liberdade de expressão, serem asseguradas pelo dispositivo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto