Comunicação em mídias digitais: estratégias comunicacionais empreendidas pela Samarco Mineradora no contexto da crise de Mariana
Abstract
As crises são cada vez mais comuns no ambiente digital, principalmente pelo fato de que todas as empresas querem se fazer presentes, mas nem todas estão preparadas efetivamente para atuar por meio de mídias digitais. Diante deste contexto, este trabalho tem como tema as estratégias de comunicação de crise e delimita-se a analisar as publicações online de uma empresa no contexto de crise. Elegeu-se como objeto de estudo uma empresa brasileira, a Samarco Mineradora. O corpus da pesquisa são as publicações realizadas na fanpage da empresa na rede social Facebook, durante os meses de novembro de 2015 até maio de 2016. A problemática dessa pesquisa busca responder: Quais foram as estratégias de comunicação digital utilizadas pela Samarco Mineradora a fim de gerenciar a crise gerada pelo rompimento das barragens em Mariana? O objetivo geral refere-se a analisar o posicionamento da organização Samarco Mineradora ao se defrontar com uma crise que, além do valor inestimável de perdas e danos com relação aos fatores ambiental, humano, social, financeiro e material, foi intensificada através das redes sociais digitais. Com relação aos objetivos específicos, busca-se: 1) mapear as postagens relativas à crise da Samarco na fanpage da empresa no Facebook; 2) analisar as postagens publicadas no período de desencadeamento da crise até 6 meses depois; 3) identificar quais foram as estratégias utilizadas pela Samarco diante da situação de crise da organização. O procedimento metodológico da pesquisa corresponde a uma triangulação de métodos e técnicas, composta por pesquisa bibliográfica (LAKATOS, 1992), por estudo de caso (YIN, 2010) e por técnicas de observação encoberta não-participativa no ambiente da internet, (JOHNSON, 2010), seguida de análise descritiva das estratégias, segundo referencial teórico selecionado. Como resultados de pesquisa, infere-se que a Samarco Mineradora se retratou e se posicionou rapidamente em sua página no Facebook, o que veio a auxiliar em seu discurso institucional e na sua imagem corporativa, como se evidencia nas estratégias comunicacionais encontradas através da análise, como o empreendimento de estratégias de legitimidade e visibilidade e o cumprimento de princípios de comunicação de crise, tais como os de transparência e responsabilidade.
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