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dc.contributor.advisorSchwartz, Clarissa
dc.creatorCord, Maica Lauana
dc.date.accessioned2019-06-11T15:13:04Z
dc.date.available2019-06-11T15:13:04Z
dc.date.issued2016-12-15
dc.date.submitted2016
dc.identifier.citationCORD, M. L. O acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) entre os jovens rurais de Westfália – RS. 2016. 82 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16924
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2016.por
dc.description.abstractIn this final work we have examined the access of information and communication technologies (ICTs) in the rural scope and its influences at school education and professional development to the youth of the rural area from Westfalia, Rio Grande do Sul. Settled in Vale do Taquari, the city has the primary production as its main economical source and develops a program of digital inclusion in the rural area. As methodological procedure, a describing exploratory qualitative research, a bibliographic revision and an observed interview have been made. Based on interviews accomplished with 26 young adults (age: 18-28 yr) living in the rural area of Westfalia, we analyzed the connection of this group with the Internet. The principal concepts supporting this research are rural youth (REDIN ET AL., 2013; SCHWARTZ, 2012), rural communication (BORDENAVE, 1988), and information and communication technologies (SILVEIRA, 2003; VIERO, 2009; SCHWARTZ, 2007; CABRERA, 2012; GUIMARÃES, 2014). As a result, we identified that the network potentialities, mentioning professional development environment, are advantageously exploited by young adults as houses of the rural area have being provided by Internet access, in formal and informal ways. We also verified, though, that most of rural youth do not recognize the internet environment as a tool to learn and improve professional skills.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJuventude ruralpor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectRural youtheng
dc.subjectDigital inclusioneng
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.titleO acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs) entre os jovens rurais de Westfália - RSpor
dc.title.alternativeThe information and communication technologies access among rural youth of Westfália – RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Relações Públicaspor
dc.description.resumoNeste trabalho, investigamos o acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs) no âmbito rural e sua influência na educação escolar e formação profissional de jovens da zona rural do município de Westfália, Rio Grande do Sul. Localizado na região do Vale do Taquari, o município destaca-se economicamente pela produção primária e desenvolve um projeto de inclusão digital do meio rural. Como procedimentos metodológicos, adotamos a pesquisa qualitativa exploratória descritiva, revisão bibliográfica, entrevista e observação participante. Com base em entrevistas realizadas com 26 jovens com idades entre 18 e 28 anos, residentes da zona rural de Westfália, analisamos a relação deste grupo com a Internet. Os principais conceitos que amparam esta pesquisa são juventude rural (REDIN ET AL., 2013; SCHWARTZ, 2012), comunicação rural (BORDENAVE, 1988) e tecnologias de informação e comunicação (SILVEIRA, 2003; VIERO, 2009; SCHWARTZ, 2007; CABRERA, 2012; GUIMARÃES, 2014). Entre os resultados, verificamos que as potencialidades da rede, enquanto ambiente de formação, começam a ser utilizadas pelos jovens rurais a partir da disponibilidade de acesso nas residências, como meio de educação formal e não formal. No entanto, verificamos que, especialmente os agricultores, não reconhecem ainda na Internet um espaço de qualificação profissional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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